Governo do Ceará apresenta pacote de intervenções para melhorar saneamento básico de Aquiraz

11 de novembro de 2021 - 21:46 # # # # #

Renata Nunes - Ascom Cagece Texto
Thiara Montefusco - Ascom Casa Civil e Deivyson Teixeira - Ascom Cagece Fotos

Na noite desta quinta-feira (11), o governador do Ceará, Camilo Santana, esteve em Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza), apresentando um pacote de melhorias em abastecimento de água e esgotamento sanitário para o município. Também participaram do evento o presidente da Cagece, Neuri Freitas, o secretário executivo de saneamento da Secretaria das Cidades, Paulo Lustosa, o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, dentre outras autoridades.

O conjunto de ações consiste na entrega de uma rede de tratamento e distribuição de água para as localidades de Machuca e Jacundá, no anúncio da implantação de um sistema de coleta e esgotamento sanitário para a Prainha e, ainda, na retomada das obras de água e esgoto do Porto das Dunas, importante bairro e polo turístico do município. Juntas, as obras de saneamento básico beneficiarão mais de 70 mil pessoas em Aquiraz.

Destacando a importância do saneamento básico para saúde e qualidade de vida da população, o governador falou sobre cada uma das obras. “Se tem uma coisa que eu priorizo no meu governo é água. Por isso, estamos hoje aqui entregando esse sistema de Machuca e Jacundá funcionando. Já uma praia bonita como a Prainha não poderia deixar de ter um sistema de esgotamento. A gente investe em saúde quando saneia. Quanto ao Porto das Dunas, a localidade não poderia ficar de fora desse pacote, considerando especialmente sua importância para o turismo e para a geração de empregos em Aquiraz”, afirma.

A ampliação do sistema de tratamento e distribuição de água das localidades de Machuca e Jacundá ocorreu em uma extensão de 41 km de redes e injetamentos de adutoras. A população beneficiada por este empreendimento totaliza mais de 13 mil habitantes.

No que se refere à obra de esgotamento sanitário que será iniciada na Prainha, serão instalados 38 km de rede coletora. O projeto tem como objetivo principal permitir a coleta dos efluentes locais, de acordo com os parâmetros atuais estabelecidos pelo novo marco legal do saneamento. Para isso, uma rede totalmente nova será construída e atenderá, além da Prainha, a praia do Japão. O esgoto coletado será tratado na estação localizada em Aquiraz. Essa intervenção beneficiará 1.242 ligações domiciliares, e um total de 6.150 habitantes ao final da obra.

Para a proprietária de um restaurante localizado em uma das principais avenidas da Prainha, Sofia Nunes, a implantação de esgotamento sanitário virá em um momento importante, em que o polo gastronômico do local tem sido muito ampliado. A empresária relata ter dificuldades com o manejo de esgoto atual. “Aqui no meu comércio estamos aguardando ansiosos esse sistema por parte da Cagece, porque hoje é muito trabalhoso usar fossa séptica e quando a Cagece chegar aqui vamos imediatamente aderir por uma questão de facilidade e melhor higiene”, conta.

Já o reinício das obras no Porto das Dunas, anteriormente realizadas pela Secretaria do Turismo (Setur), será assumida pela Cagece e atenderá a duas demandas da população: rede de tratamento e distribuição de água e rede coletora de esgoto. O novo sistema de água contará com uma estação elevatória, um reservatório apoiado e uma adutora de água tratada de 7.316 metros. Já o sistema de esgoto terá mais de 62 km de rede e estação elevatória. Ao todo, os sistemas beneficiarão mais de 51 mil habitantes.

O presidente da Cagece afirma que é de imensa satisfação poder presenciar todas essas obras no município. “Como presidente da companhia me sinto com dever cumprido, enquanto morador, meu sentimento é de satisfação. A Cagece tem 152 municípios para administrar, então entrar com esse grande pacote em um município é algo considerável. Quando você melhora saneamento, você otimiza tudo: comércio, educação, turismo etc.”, explica.