Estudantes da Uece conquistam terceiro lugar na Huawei Ict Competition Brasil

12 de novembro de 2021 - 16:11 # # # # #

Ascom Uece - Texto e Fotos


Equipe ganhadora do 3o. lugar da trilha Network

Uma equipe de estudantes do curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) conquistou o terceiro lugar na etapa final nacional da Huawei Ict Competition Brasil, na trilha de Network. Uma segunda equipe também participou da competição na trilha Cloud. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (10), em São Paulo, e pode ser conferida no canal da Huawei no YouTube.

Em 2021, foram 62 universidades competindo com um total de 352 alunos inscritos. A Uece, em sua primeira participação, obteve duas equipes na final nacional, uma em cada trilha. A equipe da trilha de Cloud foi composta pelos alunos Erick Santos, Ivo Aguiar e Matheus Monteiro, enquanto que a equipe da trilha de Network foi formada pelos alunos Francisco Regis, Gabriel Galdino e Mateus Fernandes.

Equipe da trilha Cloud foi um dos destaques

O professor Rafael Lopes, instrutor das duas equipes, foi considerado o Melhor Instrutor da competição. Para o professor Rafael, “esses resultados mostram a qualidade de ensino da nossa instituição, bem como o comprometimento dos nossos alunos em representar a Uece nas competições e eventos na área de tecnologia. Estas evidências reforçam a visibilidade da Uece dentro do território nacional e global, possibilitando à Uece realizar novas parcerias e evoluir ainda mais o nosso curso”, comenta.

Sobre a Competição

A competição é destinada a estudantes universitários de todo o mundo que fazem parte do Huawei ICT Academy, para estimular e impulsionar as carreiras no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). No Brasil, participam estudantes de mais de 84 instituições de ensino que fazem parte do ICT Academy, programa global da Huawei que oferece cursos de certificação reconhecidos pelo mercado de trabalho. O intuito é fornecer aos alunos uma plataforma para estudar, trocar ideias, aprimorar conhecimentos em TIC e estimular o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas.

Da etapa nacional participaram alunos das principais universidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste, competindo nas categorias Nuvem (Cloud Computing) e Redes (Network). Durante a grande final da fase nacional da competição, 12 equipes finalistas foram avaliadas em provas escrita e prática, separadas por categorias.