Dragão do Mar celebra Dia da Consciência Negra com ciclo cênico gratuito ao longo do mês de novembro

16 de novembro de 2021 - 11:18 # # # # # #

Ascom Dragão do Mar - Texto

Entre espetáculos presenciais e virtuais, a maioria deles acessíveis em Libras, a programação é protagonizada por artistas pretos cearenses

No dia 20 de novembro de 1695 morreu Zumbi dos Palmares (1695), quilombola que liderou a resistência negra à escravidão na época do Brasil colonial. Em homenagem a ele que é símbolo de resistência, a data foi escolhida para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra. Em alusão à efeméride, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realizará um ciclo cênico ao longo do mês de novembro, com apresentações presenciais e virtuais entre os dias 16 e 21 deste mês, a maioria delas acessíveis em Libras. Os espetáculos com presença de público seguirão os protocolos do Governo do Ceará, estabelecidos por meio de decreto.

Segundo a superintendente do CDMAC, Natasha Faria, resguardar a regularidade de programações afirmativas, para além da efeméride, é um princípio que tem orientado todas as ações do Centro. “Como instituição cultural pública, temos o dever de nos mobilizar com a sociedade para o enfrentamento ao racismo. A programação deste ano vem reafirmar publicamente o nosso compromisso em manter ações culturais protagonizadas por pessoas pretas, promovendo e celebrando a riqueza e a pluralidade da cultura afro-brasileira, a exemplo do ciclo programático Siará Quilombo, realizado em parceria com o Grupo Nóis de Teatro em julho de 2020. Queremos avançar neste propósito”, afirma a gestora.

Espetáculos presenciais

Abrindo a programação, na próxima terça-feira (16), às 19h, no Teatro Dragão do Mar, o grupo Nóis de Teatro apresentará “Despejadas”, espetáculo inspirado no livro “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus. Em cena, três atrizes lançam as suas complexidades, dores e inquietações sobre o que é ser mulher nas periferias da cidade e clamam por novos caminhos em busca da liberdade.

Já na quinta-feira (18), a plataforma Lança Cabocla apresenta, agora no palco do Teatro Dragão do Mar, o espetáculo homônimo recentemente exibido no circuito virtual de apresentações do Festival de Artes Cênicas Cena Ceará. No espetáculo, o grupo traz danças-aparições com plantas de proteção, danças de caboclo que ensaiam uma defesa-ataque e exibe corpos que assentam em vida-morte-vida.

Ambas as apresentações no Teatro são acessíveis em Libras e gratuitas mediante a retirada de ingresso no site Sympla Bileto, a partir das 15 horas do dia anterior a cada apresentação. O link para a distribuição de ingressos também poderá ser acessado no site do Dragão do Mar. Serão ofertados 100 lugares para cada uma das apresentações. O código emitido pela Sympla deve ser apresentado na entrada e será válido até 10 minutos antes do início do espetáculo. Não será permitida a entrada após o início da apresentação.

Espetáculos virtuais

No sábado (20), a articuladora social e cultural Adda Kyttanda, que fundou o Coletivo Cultural África Nordestina dentro da comunidade de Remanescentes de Quilombolas Conceição dos Caetanos, no município de Tururu (CE), exibirá, a partir das 18h, no IGTV do Dragão do Mar, a performance “África Nordestina”, na qual destaca a beleza da dança negra, com coreografias inspiradas nas danças tradicionais do quilombo. Esse projeto integra a programação formativa composta por projetos artísticos selecionados a partir da convocatória Arte em Rede, edição 2021.

Ainda por meio da Convocatória Arte em Rede, no mesmo dia, às 19h, no YouTube do Dragão, o coletivo Ponto apresentará “Tanto Mar”. Por meio da dança acompanhada de manipulações imagéticas, três corpos pretos afeminados celebram suas raízes e ancestralidade.

Uma programação infantil encerrará o ciclo cênico do Mês da Consciência Negra, no domingo (21). A partir das 17h, no YouTube do Dragão, o Grupo Maleta de Histórias estreará “Memórias de Um Baobá”, espetáculo teatral que narra lendas e histórias africanas.

Mais detalhes de cada atividade podem ser consultados no site do Dragão.

Sobre o Arte em Rede

A Convocatória “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

Programação

16 de novembro
19h – Despejadas, do Grupo Nóis de Teatro
No Teatro Dragão do Mar. 100min. 14 anos. Acessível em Libras. Gratuito, mediante retirada de ingressos no dia 15/11, a partir das 15h

18 de novembro
19h – Lança Cabocla da Plataforma Lança Cabocla
No Teatro Dragão do Mar. 70min. 14 anos. Acessível em Libras. Gratuito, mediante retirada de ingressos no dia 17/11, a partir das 15h

20 de novembro
18h – África Nordestina – Adda Kyttanda
No IGTV do Dragão. 4min39. Livre

19h – Tanto Mar – Coletivo Ponto
No YouTube. 8min40. Livre. Acessível em Libras.

21 de novembro
17h – Memórias de Um Baobá – Grupo Maleta de Histórias.
No YouTube. 43min. Livre. Acessível em Libras.

Protocolos de biossegurança nos espetáculos presenciais

Todos os cuidados seguem reforçados para preservar a saúde dos colaboradores e frequentadores do Teatro Dragão do Mar. Além do uso obrigatório de máscara, os visitantes devem manter o distanciamento interpessoal mínimo de um metro, dentro e fora das salas, salvo casais ou grupo de até quatro pessoas da mesma família. Será mantida a limitação de até 100 assentos. É disponibilizado álcool em gel 70% na entrada. Ficam dispensadas do uso obrigatório de máscaras de proteção as pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, bem como crianças menores de 3 anos de idade.

Serviço

Mês da Consciência Negra no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
De 16 a 21 de novembro de 2021
Horários diversos
Programações presenciais no Teatro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Programações virtuais no YouTube e no Instagram do Dragão do Mar
Acesso gratuito