Corpo de Bombeiros resgata gato e cachorro em ações na Capital e RMF

22 de novembro de 2021 - 16:11 # # # # # #

Ascom CMBCE - Texto e Fotos

Em duas ações distintas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou uma cadela, que estava presa no aro de um pneu, e um um filhote de gato, que caiu em um poço, em Fortaleza e em Caucaia, respectivamente. As ocorrências foram registradas no sábado (20) e no domingo (21).

No primeiro resgate, o CBMCE foi acionado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), após a cadela, de nome Duquesa, ficar presa no aro de um pneu, no bairro Jardim Jatobá, Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza.

“Nós usamos a policorte para acessar uma parte do aro, e depois, duas serras para fazer o corte. Quando fizemos o primeiro, não deu certo, pois o pescoço da cadela estava inchado. Tivemos que cortar mais o aro e conseguimos salvar o animal”, relata o 1º tenente do CBMCE, Wilame Pereira Lima, comandante da guarnição.

Segundo resgate

No segundo resgate, o CBMCE foi acionado via Ciops para socorrer um filhote de gato que caiu em uma cacimba com cerca de 15 metros de profundidade, no bairro Potira II, em Caucaia (AIS 11). De acordo com o subtenente Pereira, do Corpo de Bombeiros, para realizar o resgate, a guarnição montou “um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões, corda e mosquetões”, relatou.

O sistema permitiu a descida de um militar e seu içamento, com o filhote de gato. O animal foi entregue à tutora.

Balanço

Em síntese, no ano de 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217. Em 2021, de janeiro a outubro deste ano, já foram resgatados 5.327 animais pelo Corpo de Bombeiros em todo o Ceará.