Governador e comitiva visitam as obras do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza

22 de novembro de 2021 - 12:43 # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil -Texto
Carlos Gibaja e Tiago Stille - Fotos

Com R$ 274,7 milhões em investimento, a obra foi iniciada este ano, e está com cerca de 30% de execução

Em visita técnica às obras do Hospital Universitário do Ceará, na manhã desta segunda-feira (22), o governador Camilo Santana reafirmou a importância do equipamento para unir e ampliar ensino, pesquisa e serviço em saúde. Com R$ 274,7 milhões em investimento, o complexo hospitalar está sendo construído em uma área de 79,5 mil m² dentro da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi, em Fortaleza.

“É um hospital terciário, de alta complexidade, com ensino e pesquisa integrados ao hospital, que será o primeiro hospital universitário estadual, vinculado ao curso de medicina da Uece, que é um dos melhores cursos de medicina do País”, afirmou Camilo Santana.

O governador estava acompanhado do senador Cid Gomes; de deputados federais; do prefeito de Fortaleza, José Sarto; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; do secretário da Saúde, Marcos Gadelha; e demais autoridades.

O complexo hospitalar integra a Plataforma de Modernização da Saúde, conduzida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Iniciada em janeiro deste ano, a obra está com cerca de 30% de execução, sob a coordenação da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Ao todo, serão 655 leitos de internação distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil), sendo 184 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o titular da Sesa, a estrutura vai fortalecer a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. “É um equipamento que se junta aos outros equipamentos de alta complexidade do Estado, mas ele tem uma característica que, além do acesso ao serviço de alta complexidade, ele alinha a questão do ensino, da pesquisa, além de gerar emprego e renda. [O hospital] Leva desenvolvimento também, e desenvolvimento significa mais saúde para as pessoas”, reforçou Marcos Gadelha.

Apresentando o desenvolvimento da obra aos presentes, Camilo Santana explicou que, atualmente, estão sendo gerados mais de 400 empregos diretos e mil indiretos. Quando concluído, o equipamento será o maior hospital público do estado do Ceará e um dos maiores hospitais universitários do Norte e Nordeste do Brasil.

Para isso, a unidade concentrará todas as especialidades médicas, ofertando serviços entre consultórios médicos e odontológicos; diagnóstico por imagem; ambulatórios e laboratórios; enfermarias pediátricas e adultas. O hospital prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Ceará.

“Ele [o hospital] vai servir como uma plataforma para a produção científica dentro da Universidade. Então, a Universidade Estadual do Ceará ganha enormemente com esse hospital, muda o seu perfil de formação, e esse hospital como plataforma, como polo de inovação, funcionará também como elemento estratégico no desenvolvimento da produção científica numa área que a universidade já é forte e tem centralidade”, afirmou o reitor da Uece, Hildebrando Soares.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, afirmou que o entorno do complexo hospitalar receberá melhorias. “Fortaleza tem o privilégio de sediar esse equipamento que vai, integrado com os nossos equipamentos, propiciar um melhor acesso. O governador falou da reestruturação viária, porque uma das condicionantes para um bom equipamento hospitalar é ter acessibilidade garantida, fluida e fácil. Aqui, no campus da Uece, além de ser epicêntrica, o governador já está licitando uma série de vias para facilitar esse acesso”.

Na oportunidade, Camilo Santana agradeceu aos parlamentares cearenses que doaram emendas de bancada para a construção do hospital. “Agradecer também aos parlamentares que estão presentes e aos que não puderam vir, que colocaram emendas de bancada, que são responsáveis pelas obras estruturantes que vai servir ao povo cearense”, reforçou.

Destinaram recursos os senadores Cid Gomes, Tasso Jereissati (licenciado) e Chiquinho Feitosa. Além deles, também doaram emendas os deputados federais André Figueiredo; AJ Albuquerque; Célio Studart; Denis Bezerra; Domingos Neto; Eduardo Bismarck; Genecias Noronha; Heitor Freire; Idilvan Alencar; José Guimarães; Júnior Mano; Leônidas Cristino; Luizianne Lins; Mauro Filho; Pedro Bezerra; Robério Monteiro; e Vaidon Oliveira.

Presente na visita, o senador Cid Gomes falou sobre a importância da atuação coletiva dos parlamentares cearenses. “A bancada do Ceará, por sua grande maioria, tem apoiado aqui esse hospital, que é um Hospital Universitário Metropolitano. Ele tem vários propósitos. A gente sabe que a deficiência de leitos de UTI, e o seu principal foco é leitos de UTI para atender a Região Metropolitana. Ele também atende nas demandas na área de obstetrícia, pediatria e nas mais diversas áreas com internações para Região Metropolitana de Fortaleza. Ele ajuda na formação de profissionais e estudantes que cursam medicina na Universidade Estadual do Ceará”.

Comitiva

Estiveram presentes os deputados federais André Figueiredo; Domingos Neto; Eduardo Bismarck; Genecias Noronha; Idilvan Alencar; José Guimarães; Júnior Mano; Leônidas Cristino; Mauro Filho; Pedro Bezerra; e Robério Monteiro.

Também compareceram à visita os secretários Inácio Arruda, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior; Chagas Vieira, da Casa Civil; a assessora especial do governador, Janaina Farias; e gestores da Saúde do Ceará.