PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

HSM realiza exposição de artes produzidas por pacientes e profissionais

22 de novembro de 2021 - 11:17 # # # # # #

Milena Fernandes - Ascom Sesa

Depois de dez encontros reunindo cores, papéis, formas e figuras, pacientes e funcionários do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), vão ter a oportunidade de mostrar seus talentos. Eles participaram do curso de Iniciação ao Desenho e à Pintura dentro da unidade hospitalar e agora todos os trabalhos produzidos serão apresentados. A mostra será realizada nesta terça-feira (23), no jardim do Hospital-Dia Lugar de Vida, no HSM, para o público interno.

A ação é uma parceria do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento e Pesquisa (Ceap) do HSM com o projeto de extensão Escola Arte Livre da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os facilitadores são artistas plásticos e arteterapeutas do projeto universitário. Tanto pacientes quanto profissionais participaram dos encontros – que tiveram como principal objetivo contribuir com a promoção da saúde mental e formar facilitadores do projeto.

Psiquiatra e professora da UFC, Lia Sanders, que também é artista visual, explica que esta experiência de sair do campo acadêmico e estar presente na unidade hospitalar é grandiosa. “Durante esse período, tivemos a oportunidade de habilitar os terapeutas ocupacionais da unidade, que já desenvolvem arteterapia junto aos pacientes, para que as técnicas utilizadas por eles sejam mais organizadas e eficientes, pois é fundamental o recurso da arte no hospital psiquiátrico”, diz.

O curso teve início em outubro e foi concluído após dez encontros. Os participantes aprenderam técnicas para possibilidades de criação poética, expressiva, desenhos com linha, luz e sombra, forma e perspectiva, figura humana, paisagem, teoria das cores e composição visual. Cada um deles receberá um certificado.

Serviço

Exposição de arte no Hospital de Saúde Mental
Data: terça-feira (23), das 9h às 11h e das 14h às 16h
Local: Hospital-Dia Lugar de Vida no HSM