Em projeto inédito, ESP/CE conduz disciplina sobre Tecnologia da Informação em Saúde para programas de mestrado
23 de novembro de 2021 - 09:40 #esp #inovação #Projeto inédito #saúde #tecnologia da informação
Elon Nepomuceno - Ascom ESP/CE - Texto e foto
Disciplina foi ministrada de forma on-line e contou com a participação de cerca de 30 mestrandos
A busca por soluções avançadas para otimizar fluxos operacionais tem sido uma tendência em diversos setores. No da Saúde, não é diferente. A área, no entanto, possui um processo ainda mais amplo e desafiador, tendo em vista que o bem-estar do paciente aparece entre os principais eixos. Há também questões relacionadas a análises de indicadores e ao aumento da produtividade do corpo clínico.
Nesse contexto, sai na frente o gestor que dá protagonismo à inovação dentro do escopo de trabalho da sua instituição médica. Especialistas destacam que o relacionamento com a tecnologia está cada vez mais atrelado a resultados substanciais. Por isso, criar uma cultura organizacional ágil e visionária é urgente.
Para tanto, assim como em diversos outros modelos de transformação, capacitar é a palavra-chave. Atentas a este cenário, diversas instituições de ensino começam a se mobilizar.
No início deste semestre, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foi procurada por dois programas de mestrado da Capital para desenvolver uma disciplina que proporcionasse aos alunos a imersão em Tecnologia da Informação em Saúde – projeto, à época, inédito para a ESP/CE.
O desafio foi aceito pelo superintendente Marcelo Alcantara, que designou o desenvolvimento do cronograma de ensino para o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da autarquia. A tarefa teve o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por doutores em Saúde, Administração, Comunicação e Ciências Tecnológicas. Outras instituições também se envolveram no projeto: CriarCE, aceleradora com foco em Soluções de Hardware; Instituto Atlântico; Neurobots; e Universidades Federal do Ceará (UFC) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
A disciplina foi ministrada nos últimos dias 19, 20 e 21 de novembro, de forma on-line, contemplando cerca de 30 alunos do Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde do Centro Universitário Christus (Unichristus) e do Mestrado em Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Para a coordenadora do NIT, Alice Pequeno, o fato de a Escola ter sido buscada para desenvolver a disciplina é um reconhecimento a todas as ações que vêm sendo adotadas pela unidade na área da inovação. “No futuro, nosso desejo é aproveitar essa experiência para modelar um curso de Inovação em Saúde e fazer com que a ESP amplie o seu leque de formações ofertadas”, adiantou.
Com 20 horas-aulas, a capacitação abordou diversas metodologias e conceitos, entre eles Design Thinking, RoadMap e Canvas. Houve, ainda, um momento para apresentar o histórico do capacete de respiração assistida Elmo – inovação cearense fruto de parceria público-privada, responsável pelo tratamento de milhares de pacientes com Covid-19. A explanação foi feita pelo idealizador do dispositivo, Marcelo Alcantara.
Já o encerramento da disciplina se deu com a apresentação de projetos inovadores concebidos pelos próprios alunos e avaliados por uma banca de especialistas, que fez apontamentos a cada trabalho. Entre os convidados do grupo, esteve o cientista-chefe de Inovação do Ceará, Samuel Façanha.
Docentes
Atuaram como docentes da disciplina: Alice Pequeno, Clarisse Cavalcante, Gisele Antenor, Ingrid Correia (coordenação), Fábio Ortiz, Marcelo Alcantara (coordenação), Paulo Amoreira, Roberta Oliveira, Rodrigo Silvestre, Ranielder Freitas, Samuel Façanha, Thiago Barros e Vitor Hazin. Como apoio, Eymard Serra e Genilton Faheina.