Vila das Artes lança oficina formativa em parceria com o Theatro José de Alencar

25 de novembro de 2021 - 16:23 # # # #

Ascom TJA - Texto

Conduzidas por Walter Façanha, as aulas ocorrerão de 29 de novembro a 10 de dezembro, na Sala de Música do equipamento; inscrições seguem até o dia 25

Visando inserir os alunos no processo de construção e funcionamento de um espetáculo, a Vila das Artes, em parceria com o Theatro José de Alencar (TJA) – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) -, promove a oficina “Técnicas Gerais da Cena”. Com Walter Façanha como ministrante, as aulas acontecerão de 29 de novembro a 10 de dezembro, das 16h às 20h, na Sala de Música do TJA (Anexo CENA).

Se dividindo em três áreas gerais – Cenotecnia, Sonorização e Iluminação -, a formação contará com 10 horas-aula para cada uma das áreas e mais 5 horas-aula de prática geral, totalizando 35h/a. Serão 30 vagas destinadas a jovens entre 18 e 30 anos que querem iniciar os estudos em técnicas gerais de palco.

O curso tem a perspectiva de auxiliar os técnicos de palco/bastidores da cena, com componentes curriculares articulados numa perspectiva interdisciplinar e orientados ensejando uma formação técnico-prática.

O objetivo é desenvolver ações em diferentes formas de expressão e suporte. Ao longo da formação, serão oferecidas estratégias e ferramentas para que os participantes possam desenvolver e aprofundar seu processo de aprendizagem entrelaçando linguagem e técnica.

Sobre as áreas

Ementa de iluminação: introduz as funções e possibilidades narrativas da iluminação nas artes da cena. Apresenta os conceitos, técnicas, equipamentos básicos e noções de segurança no trabalho envolvidos no processo criativo de construção e execução da luz de espetáculos cênicos nas mais variadas linguagens.

Ementa de cenotecnia: apresenta as diversas funções de cenotécnicos e o maquinário cênico, assim como estimula a criatividade para a resolução de problemas. Apresenta técnicas e noções gerais de segurança para execução de projetos cenotécnicos a partir do trabalho com materiais diversos e em espaços diversificados.

Ementa de sonorização: introduz o conhecimento do universo da sonorização, englobando a parte conceitual necessária para a iniciação de um profissional de áudio. Apresenta conceitos fundamentais e explora as técnicas e métodos dos aspectos de áudio e acústica, importantes para o processo de prática de espetáculos.

Sobre o ministrante

Walter Façanha Freitas é engenheiro eletricista formado pela UFC (2004), é mestre em Artes pelo IFCE (2019) e tem pós-graduação em Iluminação pela Universidade Cruzeiro do Sul (2011). Participou de cursos de aprofundamento na área de Iluminação, pela Lightfair International, na Philadelphia, EUA (2011). Tem experiência profissional em: manutenção predial de espaços culturais; concepção, montagem e operação luminotécnica de espetáculos cênicos; projetos de museus, galerias de arte, teatros, cinemas, auditórios e espaços culturais.

Serviço

Oficina Formativa “Técnicas Gerais da Cena”, com Walter Façanha
Quando: 29 de novembro a 10 de dezembro, das 16h às 20h
Onde: Sala de Música do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 / Anexo CENA – Centro)
Inscrições: formulário disponível até 25/11 no link https://bit.ly/3cE3nIG