Colaboradores do HRN realizam sessão fotográfica e chá de fraldas para gestante internada

30 de novembro de 2021 - 15:01 # # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN - Texto e fotos

Sandrieli Santos teve uma gestação de risco em decorrência da diabetes; colaboradores da Obstetrícia do hospital foram responsáveis pelas iniciativas

Desde as 14 semanas, quando descobriu a gravidez, a assistente de produção Francisca Sandrieli de França Santos, 26, precisou ser internada diversas vezes no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, em decorrência de uma gestação de alto risco ocasionada pelo diagnóstico de diabetes. O sonho de fazer as fotos ainda gestante e de ter seu chá de fraldas foi realizado no HRN, vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Os colaboradores da Obstetrícia do HRN foram responsáveis pelas iniciativas. “Tive meu chá de fraldas aqui graças a elas. Para mim,foi uma surpresa mais que agradável, não esperava. E realizei também meu sonho de tirar minhas fotografias na gestação aqui dentro, o que para mim também foi uma realização”, comemora a paciente.

Sandrieli fez parte do projeto de ensaios fotográficos de gestantes internadas na unidade hospitalar. Enfermeira da Obstetrícia do equipamento, Danielly Paiva conta que a assistência e a coordenação de Enfermagem da Obstetrícia organizaram as roupas e a maquiagem da jovem, higienizando cada item para a sessão fotográfica nas dependências do HRN. Com as fotos, as gestantes “podem ter um momento delas, mesmo estando internadas, e esse momento ficará registrado para a vida toda”, diz Paiva.

Desafios da gestação

Mãe pela primeira vez, Sandrieli recebeu com um misto de alegria e medo a notícia da gestação de Maria Isabelly. O temor é porque ela é diabética tipo 1, doença crônica de origem autoimune em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.

A diabetes é uma das condições que tornam a gestação de alto risco, sendo necessários cuidados especiais. Isabelly nasceu saudável no dia 19 de novembro e as duas receberam alta para ir para casa na noite da última sexta-feira (26).