Sesa, Aprece e Cosems realizam ciclo de debates com Regiões de Saúde do Ceará

30 de novembro de 2021 - 08:50 # # # # # #

Ascom Sesa - Texto

A primeira reunião foi realizada em Quixeramobim, englobando as Regiões de Saúde do Sertão Central e do Litoral Leste/Jaguaribe

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) iniciaram, nessa segunda-feira (29), o ciclo de encontros com as Superintendências Regionais de Saúde para impulsionar o programa Plantão Cirurgias 24h e para discutir o planejamento dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs).

A primeira reunião foi realizada em Quixeramobim, englobando as Regiões de Saúde do Sertão Central e do Litoral Leste/Jaguaribe, e contou com as presenças do secretário da Saúde, Marcos Gadelha, do presidente da Aprece, Júnior Castro, da presidente do Cosems-CE, Sayonara Cidade, e de prefeitos e secretários municipais de Saúde.

Nos próximos dias 1º e 2 de dezembro, os encontros acontecerão em São Benedito, na Região de Saúde Norte, na Capital do Estado, para a Região de Saúde de Fortaleza, e na cidade do Crato, contemplando a Região de Saúde do Cariri.

Ao explicar o papel dos hospitais de pequeno porte nas redes de saúde pública, Marcos Gadelha enfatizou a integração entre os entes federal, estadual e municipal. “A política da saúde descentralizada foi construída a várias mãos, com a ajuda do Cosems, da Aprece e de todos os atores que compõem a Saúde do Ceará. Nesse modelo federativo que é a saúde do Brasil, a gente não consegue construir nada sozinho. Dessa forma, o primeiro aprendizado que eu tive em todos esses anos na Secretaria, é que o secretário precisa conversar muito, ouvir muito e se articular muito com esses atores”, disse.

O gestor estadual também destacou a relevância da articulação dos atores da saúde para o melhor funcionamento assistencial em níveis regionais. “É importante contextualizar o processo de regionalização da saúde. Não é possível nenhum município dar acesso a todas as necessidades assistenciais que sua população precisa. Isso só é possível por meio de uma rede, coordenada pela Secretaria Estadual. Esse é o papel principal papel dela, juntar os atores da região e pactuar as ações, para darmos acesso desde o nível primário até o nível terciário da atenção”.

O presidente da Aprece, Júnior Castro, comentou sobre a iniciativa de levar o debate de temas importantes para as localidades. “Quero agradecer pela parceria da Sesa. Quando o secretário vem até as regiões para se aproximar dos municípios, mostra que ele está empenhado em garantir uma saúde de qualidade para os cearenses”.