CCIH do Hias promove treinamento com foco na melhoria contínua dos índices de infecções relacionadas à assistência à saúde

1 de dezembro de 2021 - 14:11 # # # # # #

Erika Mavignier - Ascom Hias - Texto e fotos

Por meio da iniciativa, focada na prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, foram treinados cerca de 90% da equipe assistencial das unidades fechadas do Hospital Infantil Albert Sabin

A Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), vinculado à Rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu, entre os dias 22 e 28 de novembro, uma semana de capacitação voltada para a melhoria contínua dos índices de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) no equipamento. Na ocasião, os profissionais das unidades fechadas (UTIs) e da reanimação receberam treinamento do Bundle de Prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), conjunto de todas as práticas dispostas na literatura para prevenção de infecção.

A capacitação conseguiu treinar cerca de 90% da equipe das unidades fechadas, entre enfermeiros, técnicos de Enfermagem, médicos e fisioterapeutas, totalizando quase 200 profissionais. A alta adesão foi consequência da estratégia da CCIH que dividiu a formação nos períodos da manhã, tarde e noite, com treinamentos em auditório e in loco, nos blocos, para os profissionais que não poderiam se ausentar dos seus postos, como as unidades do Centro de Emergência Pediátrica (CEP).

“Pensamos em realizar esse treinamento nesse formato, mais intensivo e abrangente, pois é fundamental que as equipes dos três turnos estejam atentas e cumpram todos os itens que os bundles indicam, pois essas ações são multidisciplinares. Não é somente o médico ou o enfermeiro que precisa conhecer e aplicar essas práticas. Cada um tem a sua função no bundle, mas todos precisam estar atentos a possíveis falhas”, reforça a médica infectologista da CCIH, Nerci Ciarlini.

Quase 200 profissionais de diferentes turnos realizaram o treinamento

Para a coordenadora de enfermagem da UTI Pediátrica do Hias, Zélia Mota, a iniciativa foi de fundamental importância em razão do impacto que o conhecimento mais aprofundado sobre a temática traz no dia a dia dos profissionais. “A UTI Pediátrica e a UTI Pós-operatória foram duas unidades que participaram quase que integralmente. O treinamento foi muito rico devido à proatividade e à segurança com que as informações foram passadas e o feedback dos profissionais foi bem positivo, já trazendo oportunidades de melhorias e mudanças das práticas. Só tenho a agradecer e parabenizar pela iniciativa e competência da equipe da CCIH. Acredito que teremos um impacto considerável com uma melhora nos indicadores a partir desses treinamentos”, afirma.

Em busca da melhoria contínua

A ação faz parte do plano de melhoria contínua dos indicadores referentes às infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras). A meta pactuada entre o Hias e a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é de 6,51%. Atualmente, considerando os meses de janeiro a outubro, a média do indicador está em 6,87%. Em julho, a CCIH realizou a capacitação do Bundle de Prevenção de Infecção do Trato Urinário (ITU) e, na próxima semana, entre os dias 6 e 10 de dezembro, vai ministrar o último treinamento dos bundles, o de Infecção Primária da Corrente Sanguínea (IPCS).

A CCIH é a unidade responsável por treinar continuamente as equipes e também monitorar a aplicação dos bundles. O treinamento é realizado semestralmente, mas, semanalmente, a Comissão faz uma auditoria nas unidades. Quando o indicador de alguma unidade está baixo, a chefia do setor também reforça as boas práticas dos bundles com a sua equipe.