“Tomada LBT”: Quinto episódio recebe Sy Gomes, dia 5 de dezembro, com transmissão pelo YouTube do TJA

1 de dezembro de 2021 - 17:30 # # # #

Ascom Secult

O projeto, que agora em 2021 é mensal e no formato de podcast visual, tem curadoria/apresentação de Honório Félix e Noá Bonoba

Ação surgida em 2020, dentro da programação do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia (17 de maio), o “Tomada LBT” terá sua quinta edição no dia 5 de dezembro, às 20h, com transmissão pelo YouTube do Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Com curadoria/apresentação de Honório Félix e Noá Bonoba, o podcast visual terá a participação de Sy Gomes como convidada.

Sy Gomes é uma travesti negra nascida em Eusébio, no bairro Coaçu, que significa “Folha Grande”. É historiadora formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Música, performance, instalação, criação ritualística, produção cultural e musical, design e paisagismo estão entre suas obras/pesquisas. Foi parte do 71° Salão de Abril, da edição 2020/2021 da temporada investigativa do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes e realizadora de projetos como “Me Vejam de Longe – Outdoor Travesti” e “Ecossystema – Programa Formativo”. Obcecada pela criação de novos mundos.

No centro das temáticas do projeto, o debate sobre a poética do(a) artista convidado(a), assim como outros nomes que permeiam suas respectivas pesquisas, e um passeio pelo que cada um(a) está construindo a partir disso – seja na cena da Cidade, do País e do mundo; para tal, uma das características do “Tomada LBT” é seu caráter mais descontraído que flerta com o universo das revistas, com várias possibilidades de quadros e temáticas.

Curadoria/apresentação

Honório Félix é artista-investigador de teatro e dança com atuação transversal em diferentes linguagens. Formado pela quarta turma do Curso Técnico em Dança, da escola Porto Iracema das Artes, e formando da turma 2010.1 em Licenciatura em Teatro, do IFCE. Participa do coletivo “No barraco da Constância tem!” desde a sua criação, em 2012, da diretoria da Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança), desde 2015, e da coordenação do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea (CIDC), desde 2017.

Noá Bonoba é artista multilinguagem, curadora, Mestra em Artes no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC), e integrante da V Turma da Escola de Audiovisual da Vila das Artes. Atualmente tem se interessado por obras artísticas que utilizam o hibridismo entre linguagens como suporte político de um ativismo implicado nos debates acerca da redistribuição de acessos para existências dissidentes.

Serviço

Tomada LBT – Quinto episódio convida Sy Gomes

Data: 5 de dezembro, às 20h

Transmissão: canal do YouTube do Theatro José de Alencar