Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza entregam brinquedopraça e academia no Jardim América

2 de dezembro de 2021 - 18:16 # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil Texto
Thiara Montefusco Fotos

A população do bairro Jardim América foi contemplada, nesta quinta-feira, (2), com uma brinquedopraça e uma academia ao ar livre, na Praça Frei Galvão, em Fortaleza. Os dois equipamentos foram entregues pela secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e pelo vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista.

A titular da SPS, Socorro França, destaca a importância do espaço público, em prol da socialização, esporte e lazer da população. “Esta é a 164ª brinquedropraça que entregamos no Estado, a 25ª unidade implantada na Capital, por meio do programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. São equipamentos comunitários, que agregam e socializam famílias, educam e melhoram a saúde de crianças e adultos”, ressalta.

A brinquedopraça e a academia totalizam investimento do Governo do Estado de R$ 109.927,92 em área de 340 m². As obras foram executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e pela Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv).

“Essa brinquedopraça é um equipamento importante e que faz parte do programa Mais Infância Ceará, e já faço aqui um reconhecimento especial à Onélia Santana, que lidera no Governo do Ceará um dos programas mais revolucionários que a gente tem no Brasil, e hoje é exemplo para a América Latina. Essa brinquedopraça é só uma das ações, como também a transferência de renda, que é o Cartão Mais Infância, que beneficia hoje quase 100 mil famílias no Estado do Ceará, e muitas delas moram aqui nesse bairro. Aqui estamos criando oportunidades para crianças, jovens e suas famílias”, apontou o vice-prefeito.

A brinquedopraça possui piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos: duas casinhas duplas (uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto), dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra dupla inclusiva e dois brinquedos em mola.

Finalizando sua fala, a titular da SPS fez um pedido para a comunidade e prometeu algo muito importante, antes de passar a praça aos cuidados da Prefeitura de Fortaleza, que a partir desta data passa a ser responsável pela manutenção da mesma. “Crianças, essa praça é de vocês. Se vocês tomarem conta direitinho, vocês terão sempre esta praça para brincar. E eu não sei porque não tem um aqui nesse equipamento, mas eu vou me comprometer agora de colocar um brinquedo inclusivo, porque o nosso Estado é um Estado de inclusão. Nós não podemos deixar as pessoas que têm deficiência de fora desta brinquedopraça”, disse Socorro França.

A academia ao ar livre conta com 12 equipamentos para fortalecimento muscular, alongamentos e correção postural. São simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla, multi exercitador com seis funções e estação para cadeirante, todos com placas de orientação para atividade correta.

Comunidade agradece

Para as moradoras do Jardim América, dona Aracy Braga, 72, e dona Vera de Souza, 58, é um momento de agradecer. “Somos nascidas e criadas aqui nessa praça, nessa comunidade, nesse bairro, que alegria ter esse equipamento aqui hoje”, agradeceram.

“Da minha casa dá pra ver a praça”, apontou Jeci de Sousa, que estava acompanhando o seu filho Bryan. “Esse equipamento tem uma grande importância para todos, pois essa praça aqui ultimamente estava muito abandonada. E com essa brinquedopraça aqui ficou tudo melhor, ficou bom para as crianças brincarem, e a gente fica mais tranquilo. E aqui agora virou um lugar de lazer para as crianças. Todo dia agora eles estão por aqui brincando, os pais vem junto. Eu também aproveito a academia ao ar livre, enquanto o Bryan está aqui no parquinho, né? Aí, depois de fazer os nossos exercícios e ele ter brincado, todo mundo vai pra casa feliz e alegre”, finalizou o morador do Jardim América.

Estavam presentes no evento o secretário municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, Cláudio Pinho, os vereadores Márcio Martins e Léo Couto, os suplentes Professor Eloy, Marcos Aurélio, Juliana Costa, Heitor Holanda e Paulo Gomes, além da liderança do Jardim América, Glória Burlamaqui, que terá a responsabilidade de gerenciar a praça junto à Prefeitura de Fortaleza.