I Encontro da Rede Estadual Saúde Escola: educação permanente é foco do 1º dia de evento

8 de dezembro de 2021 - 15:58 # # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP-CE - Texto
Deborah Muniz - Foto

Atividades seguem até a próxima sexta (10), na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará

O I Encontro da Rede Estadual Saúde Escola e ObservaEPS reuniu, em seu primeiro dia de atividades, gestores, profissionais da Saúde e sociedade em torno do tema da Educação Permanente em Saúde no Estado. O evento segue até sexta-feira (10) na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Há transmissão pelo canal oficial do YouTube da instituição.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, abriu a programação reforçando o papel da Escola na educação permanente tanto de profissionais da Saúde que compõem a força de trabalho nos níveis técnico e de pós-graduação, quanto na formação ligada à gestão do trabalho na Saúde estadual. O gestor comentou, ainda, sobre a carência de ações nessa área dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “Acredito que, mesmo havendo essa lacuna, isso não deve nos desmotivar, pelo contrário, devemos buscar fortalecer a educação, pois, por meio dela, a gente ganha muito em termos de eficiência do sistema de saúde; ganhamos muito em termos de satisfação do trabalho e, ao fim, a população é beneficiada”.

Assista à abertura do evento

O supervisor do Centro de Educação Permanente em Gestão e Saúde (Ceges) da ESP/CE, Fabrício Martins, destacou a importância do evento, refletindo sobre a construção de laços no campo da Educação em Saúde. “A intenção deste encontro é a gente fortalecer e estreitar esses laços, principalmente visando à construção e à consolidação de uma Rede de Saúde Escola no estado do Ceará. E o Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará (ObservaEPS) é uma ferramenta para consolidar essa construção”, pontuou.

A mesa também contou com a participação do assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Haroldo Pontes, e da diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Musa Morais. A palestra de abertura foi realizada pela coordenadora do Projeto de Implantação e Implementação de Núcleos de Educação Permanente na Saúde, Ana Paula Brilhante.

Programação

A programação do evento segue pelos próximos dois dias. Nesta quinta-feira (9), às 9h, haverá apresentação do painel Experiências na Implantação e/ou Implementação de Núcleos de Educação Permanente em Saúde na Região de Saúde, Município e Unidade de Saúde. Na sequência, às 10h30, ocorrerá uma série de números de arte e cultura.

segunda parte das atividades começa a partir das 13h30, com trocas de experiências em Educação Permanente em Saúde desenvolvidas pelos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde (Nureps), Multiprofissional de Educação Permanente em Saúde (Numeps), e De Educação Permanente em Saúde (Neps).

Serviço

I Encontro da Rede Estadual Saúde Escola e ObservaEPS
Confira a programação