Porto Iracema das Artes realiza exibição do espetáculo de dança “Cavalgada Selvagem” seguida de conversa com artistas

8 de dezembro de 2021 - 11:00 # # # # # #

Porto Iracema das Artes -Texto

Com pesquisa realizada no Lab Dança 2018, a obra desperta o caminhar rumo à escuridão de si mesmo e do mundo para acontecer

Desenvolvido no Laboratório de Dança da Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) —, o espetáculo “Cavalgada Selvagem” será exibido, em formato de vídeo, no auditório da Escola às 19h do da próxima sexta-feira (10), com classificação indicativa de 18 anos. Em seguida, haverá uma conversa dos artistas responsáveis pela obra com o público.

Elaborado por Diogo Braga, Natalia Coehl e Thales Luz, “Cavalgada Selvagem” é um trabalho pensado com orientação dramatúrgica do coreógrafo Marcelo Evelin e interlocução dramatúrgica corporal da coreógrafa Michelle Moura. No espetáculo, três bailarinos abrem, a partir de seus corpos, zonas de escuridão, por meio de uma dança que os conduz ao êxtase.

De acordo com os criadores, a escuridão nesta obra se dá “como uma outra forma de visão para criar um caminho não discernível, possível de reinvenção”. Em 2020, “Cavalgada Selvagem” foi contemplado pelo VIII Edital das Artes da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) no edital de circulação em dança.

Sobre os artistas

Diogo Braga
Graduado em Artes Plásticas pelo IFCE em 2009, cursou o Laboratório de Artes Visuais, pela Vila das Artes /SECULTFOR. Formado pela Turma IV do Curso técnico em Dança (Porto Iracema/Senac). Mestre em Artes Performáticas pelo Icelandic University of the Arts (Lístaháskóli Íslands – LHÍ) em 2021. Trabalha com uma linha de pesquisa voltada para construções artísticas que buscam uma reconciliação física e espiritual da matéria ser-humano com a terra.

Natalia Coehl
Natália Coehl é mestranda em artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), e tem formação técnica em Mímica e teatro Físico pela Cia Luis Louis. Seus trabalhos artísticos transitam entre as artes cênicas e as artes visuais, destacando-se os trabalhos PET (2015), Pachamama (2015), Descarto-me (2016), Resistência (2016), Impermanência (2017), A Morte da Bonitinha (2018), Cavalgada Selvagem (2018) e Ame as Deusas (2021).

Thales Luz
Mestre em artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, 2017, bacharel em Comunicação Social pela UNIFOR, Fortaleza-CE, 2013, bailarino pelo Curso Técnico em Dança no Porto Iracema das Artes, Fortaleza-CE, 2015, e iniciado em teatro pelo Curso de Princípios Básicos de Teatro no Theatro José de Alencar, Fortaleza-CE, 2012. Atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra, Portugal. Desde 2015 trabalha como artista autônomo, voltado para as artes do corpo, criando trabalhos multilingues em parceria com outros artistas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes realiza exibição do espetáculo de dança “Cavalgada Selvagem” seguida de conversa com artistas
Quando: 10 de dezembro, sexta-feira, 19h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Classificação indicativa: 18 anos
Gratuito e aberto ao público. Obrigatório o uso de máscara, o distanciamento social e a apresentação do comprovante de vacinação.