SPS promove diversas atividades para a comunidade no Dia Internacional de Direitos Humanos

9 de dezembro de 2021 - 11:16 # # #

Ascom SPS

A programação é aberta ao público e integra a V Semana de Direitos Humanos

Atividades físicas, serviços de cidadania, saúde e orientação para o mercado de trabalho, debates e rodas de conversa sobre Direitos Humanos serão ofertados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), na próxima sexta-feira (10), Dia Internacional de Direitos Humanos. A programação acontece no prédio onde estão reunidas as coordenadorias (Rua Valdetário Mota, 970), a partir das 8h, como parte da V Semana Estadual de Direitos Humanos.

“Historicamente, a semana de Direitos Humanos ocorre em volta do dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Então, nesta data tão importante, que faz alusão à promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, realizaremos essas atividades no Cefisp junto com a comunidade e dando ainda mais força a essa temática tão cara para o nosso Estado”, ressalta a coordenadora de Políticas Públicas do Direitos Humanos da SPS, Bárbara de Oliveira.

A programação acontece durante todo o dia, com aula de zumba, roda de capoeira, emissão de documentos, oficina de tranças, desenho, grafite e informática básica, rodas de conversa, feirinha, cine debate e muitas outras atividades.

“A programação que desenvolvemos é também um processo de aproximação da comunidade com o prédio e as equipes que trabalham com essas temáticas. Uma forma de ampliar o vínculo, nos conhecermos e termos uma maior integração. Tanto para a sociedade conhecer as políticas que temos aqui dentro, quanto para que as coordenadorias conheçam a comunidade”, pondera Bárbara Oliveira.

O evento é aberto ao público, com atividades em espaço aberto e em salas, respeitando as orientações sanitárias. Para participar, é preciso apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19.

Sobre a Semana

Promovida pela SPS, a V Semana de Direitos Humanos reúne diferentes coordenadorias e programas, entre eles a Coordenadoria de Políticas de Direitos Humanos (COPDH), Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Ceppir); Coordenadoria de Cidadania (Cocid), que engloba o Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (Cravv) e Caminhão do Cidadão; Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Copid); Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção LGBT; Centros de Inclusão Tecnológica e Social (Cits); e projeto Primeiro Passo. Além disso, o evento conta com parceria de líderes comunitários e pessoas que desenvolvem projetos sociais na comunidade.

Programação

Atividades físicas

8h – Aula de Coach Dance

16h – Roda de Capoeira

Serviços

9h às 16h – Balcão da Cidadania

9h às 16h – Atendimento de Saúde

9h – Orientações sobre o mercado de trabalho

9h – Orientações para emissão de primeira via de Certidão de Nascimento

9h30 – Orientações para emissão da primeira via do RG

 

Direitos Humanos na Comunidade

Conhecendo o Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH)

O que são Direitos Humanos

9h30 – Bate-papo Projeto Primeiro Passo

9h30 – Diálogos Prevenção ao Uso de Drogas

9h30 – CITS na comunidade

10h – Conversando sobre nós: pessoas com deficiência e pessoas idosas

14h – Bate-papo sobre os Direitos da População LGBT+

15h – Bate-papo sobre racismo e Juventudes e apresentação da campanha Ceará sem Racismo

Oficinas

10h – Oficina de Tranças

10h – Oficina de Desenho

14h – Oficina Informática Básica

15h – Produção de bonecas Abayomi

15h30 – Oficina de Grafite

Cine Debate

15h – Aprisionado por promessas (2006), produzido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Centro pela Justiça e o Direito Internecional (Cejil) e Witness

Apoio aos talentos locais

9h às 16h – Feirinha Empreendedora LGBT

Serviço

 SPS realiza atividades no Cefisp

Data: 10 de dezembro (sexta-feira)

Local: Cefisp – Rua Valdetário Mota, 970 – Papicu, Fortaleza

O Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19 é obrigatório