Egressas do sistema prisional são certificadas em curso de corte e costura pelo Senai Ceará

10 de dezembro de 2021 - 17:08 # # #

Ascom SAP

Egressas do sistema penitenciário do Ceará concluíram o curso de corte e costura, realizado pela Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) e a Enel Ceará.

No total, foram 28 egressas qualificadas em dois cursos, sendo uma turma com 13 alunas no curso de corte e costura em lingerie e 15 alunas no curso de corte e costura feminina em malha. A certificação aconteceu no Senai Parangaba.

As capacitações, de 100 horas/aulas, abordaram conteúdos teóricos e práticos, buscando desenvolver a habilidade de cortar com moldes e controlar a máquina de costura, interpretando ficha técnica e confeccionando peças do vestuário em lingerie, de acordo com procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

As disciplinas em ambos os cursos ensinam desde tipos de moldes, tecidos, agulhas, técnicas de encaixe manual e execução convencional, expedição para costura, tipos de máquinas de costura e suas funções, passagem de linhas e fios e execução de peças, dentre outros.

Na ocasião, foram entregues pela Enel Ceará, duas máquinas de costura para as duas melhores alunas do curso. Além disso, também foi distribuído 9 kits profissionalizantes contendo itens de costura como alicate, fita métrica, giz de alfaiate, tesoura de 9 em ao inox e pince.

A responsável pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), Cristiane Gadelha, enfatiza o desejo dessa parceria em mudar a realidade dos egressos do sistema penitenciário. “Além da capacitação profissional, a Cispe também oferece a possibilidade de empréstimo através do Cred Ceará para que possam ter a oportunidade de começar o seu próprio negócio. Torcemos para que todas possam empreender. O sucesso delas aqui fora, repercute para as internas que ainda estão dentro das unidades lhes dando esperança de um futuro melhor e diferente”, disse.

A gerente de Educação do Senai Ceará, Sônia Parente, parabeniza por mais duas turmas concluídas com sucesso. “O setor de confecção tem crescido no nosso estado, contribuindo de forma direto para a economia. A gente fica muito satisfeita com a probabilidade de empregabilidade dessas alunas é altíssima. Espero que consigam empreender com o que aprenderam no curso, montem suas oficinas de costura. Eu desejo que Deus abençoe essa nova oportunidade de vida que elas estão recebendo”, afirma.

A diretora presidente da Enel Ceará, Márcia Vieira, se sente muito feliz em participar de mais uma certificação. “Sabemos de toda a dificuldade que essas mulheres passam para retornar ao mercado de trabalho. Por isso é tão importante apoiar e empoderar essas pessoas para que elas possam reconstruir suas vidas. Nós, como Enel Ceará, estamos presentes apoiando seis dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Que esse projeto seja luz neste novo início para elas”, conclui.

A egressa e concludente do curso, Bianca Batista, se emociona com a certificação. “Me faltam palavras para expressar a gratidão que estou sentindo com esse momento. Não esperava que fosse ser escolhida como melhor aluna e ganhar a máquina de costura. Quero agradecer primeiramente a Deus por não ter permitido que eu desistisse e por todos aqueles que fazem parte do projeto. Obrigada por terem nos dado essa oportunidade”, comemora.