Guarda Costeira dos EUA visita instalações do Porto do Pecém

10 de dezembro de 2021 - 16:43 # # #

Ascom Complexo do Pecém

Nesta sexta-feira (10) uma comissão da Guarda Costeira dos Estados Unidos visitou as instalações do Porto do Pecém. A comitiva foi recebida pela diretoria do Complexo do Pecém e em seguida visitou algumas das principais instalações do terminal portuário cearense, como o Centro de Controle Operacional (CCO) e o Centro de Monitoramento de Vigilância Eletrônica (CMVE).

Estiveram presentes na visita as seguintes autoridades: Michael Alexander Karnath – Oficial de Ligação do Programa Internacional de Segurança Portuária da Guarda Costeira dos Estados Unidos; Robert Shaw – Especialista em Segurança Portuária da Guarda Costeira dos Estados Unidos; John O’Brien – Consul para Assuntos Políticos e Econômicos do Consulado Americano no Recife; além de Patrícia Corrêa, representante da área de segurança do Consulado dos EUA na capital pernambucana.

A visita faz parte do intercâmbio promovido entre a Guarda Costeira dos EUA e a Comissão Nacional de Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), em função do ISPS Code. O Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês) é uma norma internacional de segurança. No Brasil, as inspeções dos terminais e as concessões dos certificados são responsabilidade da Conportos, seguindo o código internacional da Organização Marítima Internacional (IMO).

Ainda em 2005, o Porto do Pecém foi o primeiro terminal portuário do Brasil a obter o certificado do ISPS Code. Por isso, agradecemos a visita da comitiva da Guarda Costeira dos Estados Unidos e reafirmamos nosso compromisso com a segurança em todas as operações realizadas no Complexo do Pecém.