Primeiro Passo: Mais de 2.300 jovens são certificados e outros 3.300 iniciam qualificação

16 de dezembro de 2021 - 18:09 # # #

Ascom SPS

Para Ícaro Cauã, mais que um curso, o Primeiro Passo foi aquele pontapé para uma mudança de vida. “Esse curso foi muito estimulante pra mim. Trouxe de volta a motivação para estudar, e isso me ajudou a passar no curso de História, na UFC. Pretendo ser professor universitário, e Inglês é uma língua que amplia currículo, ajuda a melhorar os relacionamentos e a socialização”, destaca o morador do bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza.

Assim como ele, outros 2.390 jovens foram certificados no programa Primeiro Passo, linha Jovem Bolsista, pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A entrega dos certificados de conclusão dos cursos e o anúncio do início de 132 novas turmas, com mais 3.300 adolescentes, foram feitos pelo secretário-executivo de Planejamento e Gestão da SPS, Sandro Camilo, pela coordenadora de Inclusão Social, Rebecca Cortez, e pela coordenadora do projeto, Silvana Rodrigues, na tarde desta quinta-feira (16).

Os jovens bolsistas foram qualificados em 14 tipologias dos segmentos do Comércio, Turismo, Informática e Serviços de Beleza. Os concludentes integraram 115 turmas, de 61 municípios cearenses, incluindo Fortaleza. As 132 novas turmas contemplam adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 15 e 29 anos, de 88 cidades.

Sandro Camilo destacou a importância da educação continuada e da capacitação profissional à melhoria da qualidade de vida de jovens e adultos na sociedade. “Educação e qualificação profissional são ferramentas básicas de cidadania, essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional. O Primeiro Passo é um programa muito importante, porque viabiliza essa oportunidade”, orienta.

Gizelle Nascimento dos Santos, moradora do bairro Pici, concluiu o curso de Operadora de Turismo, e também traduz o significado da capacitação para o seu futuro profissional. “Pretendo cursar Gastronomia, conhecer novos lugares, e esse curso nos ajuda a abrir a mente, a buscar novos conhecimentos”, revela. “O Primeiro Passo é o início de um futuro melhor. É um programa que abre portas à juventude. Nós somos o futuro”, agradeceu o jovem concludente do curso de Inglês, James Douglas, morador do bairro Panamericano.

“Esse é apenas um primeiro passo diante de muitos que surgirão desde que vocês coloquem o pé nesse caminho. O Governo do Estado está disposto a dar a mão, seja através da capacitação profissional, seja através do direcionamento ao mercado de trabalho. O mais importante vocês já fizeram, a escolha de trilhar um caminho que possa trazer uma mudança de vida”, destaca a coordenadora Rebecca Cortez.

“Até o próximo ano, teremos mais 3.300 jovens capacitados, em 88 municípios. São novas oportunidades que se abrem para o conhecimento e para o aprimoramento profissional”, destaca a coordenadora do Projeto Primeiro Passo, Silvana Rodrigues. Nos últimos três anos, 8.940 jovens participaram do Projeto, na linha Jovem Bolsista.