Viva o Parque tem sua última edição simultânea de 2021 no domingo

16 de dezembro de 2021 - 14:02 # # # # # # # #

Ascom Sema - Texto

O programa Viva o Parque (VoP) terá, no próximo domingo (19), sua última educação do ano funcionando em quatro locais, de forma simultânea: Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho, Parque Estadual do Cocó, e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. Nos dias 26 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, as atividades se concentram somente no Parque do Cocó, mas sem o arvorismo, que entrará em recesso, assim como as demais Unidades de Conservação, para reorganização.

Uma realização do Governo do Ceará, o Viva o Parque acontece todos os domingos, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com uma programação inteiramente gratuita, com práticas de educação ambiental, lazer e esporte. Ainda devido à pandemia, há restrições. A Sema lembra que o uso da máscara é obrigatório, realiza fiscalização para esse protocolo e disponibiliza álcool em gel. No Parque Estadual do Cocó, na Floresta do Curió e na APA do Maranguapinho, as atividades acontecerão entre 8h e 12h. No Parque Estadual Botânico, de 9h às 12h. No sábado (11), o arvorismo também funciona no Cocó.

O Viva o Parque propicia à população a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de Unidades de Conservação (UCs) estaduais. Dentre as atividades merecem destaque o circuito de arvorismo, no Cocó; parede de escalada; oficinas de plantas; distribuição de mudas; aula de Yoga; aula de Tai Chi Chuan; aula de biodança; aula de zumba; aula de dança de salão; aula de aeróbica; SlackLine; recreação infantil (contação de história, brincadeiras tradicionais, circuito de Cross Kids); cama elástica.

Em meio às atrações de lazer ao ar livre no Parque do Cocó, com mais de 2 km de trilhas interligadas, vale a pena conhecer o Meliponário Parque Escola, onde os visitantes poderão conhecer boas práticas para o manejo e conservação de abelhas sem ferrão, por meio de uma oficina que acontece a partir de 9 horas. Já no Botânico, tem pedalinho e meliponário também, uma biblioteca e 6 km de trilhas com vasta diversidade de fauna e flora.

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

Área de Relevante Interesse (ARIE) do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.