HGWA promove série de ações de valorização humana entre colaboradores e usuários

17 de dezembro de 2021 - 14:28 # # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto

O grupo, que atua há mais de seis anos na unidade, é pautado pela Política Nacional de Humanização (PNH) e busca acolher usuários, profissionais e gestores no âmbito da assistência em saúde

Com a proposta de intensificar o atendimento humanizado, o Grupo de Trabalho da Humanização (GTH) do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), vem trabalhando com diversas ações que envolvem o respeito e a valorização da pessoa humana. O grupo, que atua há mais de seis anos na unidade, é pautado pela Política Nacional de Humanização (PNH) e busca acolher usuários, profissionais e gestores no âmbito da assistência em saúde.

A formação do GTH é dividida em quatro comissões: Atenção ao Usuário; Saúde do Trabalhador; Experiência do Paciente; e Comunicação Social. Delas, saem diversos projetos que envolvem o hospital, desde ações sociais, datas comemorativas e projetos que façam a diferença no cotidiano do HGWA.

A ouvidora do equipamento, Kedina Bessa, faz parte do grupo. Para ela, é muito gratificante integrar uma construção permanente de laços de cidadania e poder trabalhar em benefício de usuários e colaboradores, promovendo valorização e bem-estar. Bessa recorda algumas ações que já esteve acompanhando. “São diversos encontros. Promovemos o Dia das Mães, das Crianças, Natal solidário com entrega de kits de higiene, projeto Cidadão Consciente para acompanhantes e, mais recentemente, em nossa lista de transmissão interna, iniciamos o envio dos mais elogiados da ouvidoria”, pontua.

Outra iniciativa, de oficinas artesanais, também faz bastante sucesso na unidade, destinando-se ao aproveitamento das habilidades de acompanhantes em arte manual e promovendo a integração social. É realizada, ainda, a ação Eu também faço aniversário, na qual promove a comemoração dos aniversário de pacientes, proporcionando o festejo e as recordações da data ao usuário internado.

Uma das ações desenvolvidas no hospital neste ano foi um mutirão de doação de sangue em parceria com o Hemoce, também da Rede Sesa

Em 2021, foram lembradas as datas comemorativas, baseadas no calendário da Saúde, o apoio em ações como a doação de sangue – em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) –, a promoção da saúde dos colaboradores em atividades do Serviço Social do Comércio (Sesc) e, recentemente, a formação de um grupo entre a direção e os colaboradores, no qual foram discutidas melhorias internas de bem-estar e qualidade de vida. Para o fim deste ano, foi criada a campanha Adote um Paciente, com o objetivo de arrecadar materiais de higiene aos pacientes em vulnerabilidade social.

A diretora de Gestão e Atendimento e coordenadora do GTH, Carla Fonteles, vê a atuação do grupo como uma voz ativa e que pode auxiliar projetos para fortalecer a humanização no ambiente de trabalho e na jornada de experiência dos pacientes. Ela cita as melhorias nos espaços que contribuíram para o convívio e o ambiente, além da aproximação entre os profissionais de todos os setores com o cuidado de quem está internado.

“Iniciamos com uma comissão em 2013 e, ao longo de 2021, nos transformamos em um grupo de trabalho. São muitas ações que contribuem para o clima de acolhimento. Temos o programa da Psicologia, que atende os colaboradores com adoecimento psíquico, que ajudou muito nas duas ondas que passamos da pandemia; o encontro semanal com os acompanhantes sobre os seus direitos e deveres, entre outros exemplos que nasceram do grupo”, destaca.

Além do hospital

O GTH também tem entre seus membros três representantes da sociedade civil. O técnico de suporte Leonardo Miguel, 30, esteve internado por um tempo no HGWA por Covid-19 e foi convidado para participar do grupo dentro da comissão de Experiência do Paciente neste ano. Ele tem participado dos encontros de forma virtual.

O Grupo de Trabalho da Humanização também tem entre seus membros três representantes da sociedade civil

“Eu acho importante participar do grupo de humanização, pois posso ajudar, de alguma forma, a melhorar algum processo no hospital ou sugerir algo que possa fazer a diferença no dia a dia das pessoas. As reuniões que participei são todas transparentes, alegres e bem produtivas. As pessoas que participam querem realmente melhorar o ambiente no qual trabalham”, avalia.

Política Nacional de Humanização

A PNH existe desde 2003 para efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem uma melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.