Cerca de 15 mil famílias de Fortaleza já começam a receber tíquetes do Vale Gás Social

20 de dezembro de 2021 - 15:46 # # #

Ascom SPS

Na manhã desta segunda (20), Damiana da Silva recebeu uma ligação e achou que “era conversa”. No telefone, uma pessoa indicava que ela fora contemplada com o Vale Gás Social e seu tíquete já poderia ser buscado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Praia do Futuro. Mesmo desconfiada, ela decidiu conferir e se deparou com a boa notícia de que a ligação era verdadeira. Foi uma das primeiras beneficiárias de Fortaleza a receber o Vale Gás no Cras Praia do Futuro.

Damiana é uma das 14.920 famílias de Fortaleza que começam hoje a receber o benefício do Governo do Ceará, que oferece uma recarga de botijão de gás a pessoas em situação de vulnerabilidade. Após ofertar o benefício duas vezes, como medida de apoio às famílias mais impactadas com a pandemia do coronavírus, o Governo do Ceará implantou o programa como política permanente. Agora, por três vezes ao ano, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos fará a distribuição dos tíquetes. Em todo o Estado, são 201.259 beneficiários.

“Fazia muito tempo que eu queria receber, porque as coisas estão um absurdo, só aumentando e quem sofre mais é a pessoa mais pobre. Trabalho tá meio difícil, né”, destaca ela que, por problemas de saúde precisou deixar o emprego. Damiana ainda não tinha sido contemplada com o benefício e festejou o tíquete, lembrando do alto preço do gás. “Eu até brinquei que meu gás tava vazio e eu não sabia como ia cozinhar meu feijão”, diz, emendando: “É um bom presente de fim de ano para quem não tem. É uma ajuda do céu”.

Na Capital, os tíquetes estão sendo entregues pela Prefeitura de Fortaleza, nos 27 Cras da cidade, de acordo com a data de nascimento. As famílias beneficiárias podem tirar dúvidas pelo telefone 156.

Maria Eroneide, que também é beneficiária do Cartão Mais Infância, diz que o dinheiro que seria gasto no botijão agora vai comprar alimentação pras crianças. “Tenho um que ainda toma leite, usa fralda e é muito gasto”, ela destaca.

É esse também o plano da recicladora Francisca Evanilde. Acompanhada da filha, ela foi buscar o benefício no Cras hoje bem cedo. “Vou economizar R$ 110 no bolso e vou comprar fruta pra minha bebezinha”, observa. Mãe de quatro filhos, Evanilde observa que o dinheiro vai ajudar bastante nas compras de casa.

A secretária Socorro França, que acompanhou a primeira manhã de distribuição, ressalta que os tíquetes estão sendo distribuídos em todo o Estado. “Na semana passada, a SPS entregou os tíquetes a todas as prefeituras municipais. Agora, famílias em todo o Estado já estão recebendo os benefícios. Nossa orientação é que essas famílias procurem as prefeituras ou os Cras mais próximos de suas residências para buscar orientação e, em seguida, providenciarem suas recargas”, pontua.