Corpo de Bombeiros resgata 12 vítimas de afogamento durante fim de semana

27 de dezembro de 2021 - 16:48 # # # # # #

Ascom CBMCE - Texto e Fotos

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgataram 12 vítimas de afogamentos em Fortaleza e em Caucaia, entre a sexta-feira (24) e o domingo (26). A maioria dos atendimentos ocorreram na Praia do Futuro – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). Além dos resgates, 1.579 prevenções de afogamentos foram realizadas na faixa litorânea cearense.

A área de atuação para evitar afogamentos e possíveis aglomerações englobou a faixa de areia das Praias do Futuro e do Caça e Pesca, localizadas na AIS 10 de Fortaleza, além das praias de Caucaia (AIS 11),de Jericoacoara (AIS 17) e de Aracati (AIS 18). Na capital, bombeiros da 1º Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS) resgataram sete pessoas. Desse número, três eram turistas do Piauí. O CBMCE realizou ainda 822 prevenções na faixa de areia da Capital.

Já as equipes da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCSMar/BBS), que atuam em Caucaia, realizaram 273 prevenções na faixa de areia. Durante as ações, quatro pessoas da mesma família e uma outra jovem de 23 anos foram resgatadas do mar, na RMF.

O 1º tenente do CBMCE, Rodrigo Martim, destacou a importância das ações realizadas durante o final de semana. Ele ressaltou que “além de salvar doze banhistas de afogamento, realizamos muitas prevenções de afogamentos. É importante destacar ainda que os atendimentos pré-hospitalares (APH) foram disponibilizados durante os dias”, concluiu ele.

Efetivo

Para as ações, o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) disponibilizou 52 guarda-vidas que foram distribuídos em 21 postos, além de sete quadriciclos, cinco viaturas 4×4, e quatro motos aquáticas. As ações também tiveram apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento.