No Dia do Guarda-Vidas, SSPDS homenageia profissionais do Corpo de Bombeiros que atuam no Ceará

28 de dezembro de 2021 - 12:50 # # # # # #

Ascom CBMCE - Texto e Fotos

Os guarda-vidas são responsáveis por proteger e salvar a vida das pessoas que se encontram em situações de perigo no mar, nos rios ou nas lagoas. Neste dia, em que se comemora o Dia do Guarda-Vidas, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ressalta a importância dessa atividade e enaltece o profissionalismo dos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), que exercem essa atividade por todo o Estado.

Com o objetivo de evitar afogamentos ou qualquer outro tipo de acidente com os banhistas e com o foco na proteção das pessoas, cerca de 120 profissionais do CBMCE estão distribuídos nos postos localizados em diversos pontos do Ceará, realizando um trabalho de extrema importância para a sociedade e buscando a prevenção de ocorrências aquáticas. Em 2010, oficiais do CBMCE concluíram o Curso de Salvamento Aquático no Estado de São Paulo e foi realizado um nivelamento com os guarda-vidas do Ceará, quando foram aprendidas novas técnicas. Atualmente, o serviço é de responsabilidade do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), localizado no bairro Moura Brasil, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza.

O comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ª CSMar), Major BM Fernando Chailon Oliveira Barros, informa que a proteção e o salvamento aquático são responsabilidade do Corpo de Bombeiros, assim como ressalta a importância de um treinamento eficiente. “O artigo 190 da Constituição Estadual do Ceará, em seu inciso 4º, diz que incube ao Corpo de Bombeiros Militar, a proteção e salvamento aquático, e a nossa Corporação faz isso com excelência. Atualmente, nossos profissionais guarda-vidas são treinados e preparados, não só para realizar resgates, mas, sim, preveni-los, atuando na conscientização dos banhistas”, afirma o oficial.

Ainda conforme o Major Chailon, mais de cem mil prevenções e cerca de 500 resgates aquáticos foram feitos ao longo deste ano, tendo como resultado, a felicidade de centenas de famílias que tiveram seus entes queridos resgatados. “Nossos guarda-vidas atuam nas mais diversas ocorrências que possam surgir nas praias, desde atendimento pré-hospitalar e acidentes com animais marinhos, até quedas, mal súbitos, atletas à deriva, ou crianças e adultos perdidos, além dos resgates de afogados. Todo o trabalho é realizado com profissionalismo e os guarda-vidas contam com o auxílio de equipamentos como quadriciclos, motos aquáticas e botes infláveis”, reforça o comandante da 1ª CSMar.

Diante de todo o trabalho que é desenvolvido por esses militares, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) parabeniza a todos pela data comemorativa e pelo profissionalismo exercido durante tantos resgates e salvamentos realizados.

Breve histórico no Ceará

Em meados de 1982, foi criado o serviço de guarda-vidas extraordinário, ocorrendo principalmente nos períodos de alta estação, em postos como Praia do Náutico, Barra do Ceará, 31 de Março e Caça e Pesca.

Em 1989, a Constituição Estadual atribuiu ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) no seu Artigo 90, Inciso IV: Proteção e salvamento aquático e, dessa forma, em 1993, o serviço de guarda-vidas (GV) passou a ser realizado de forma ordinária pelo Corpo de Bombeiros com grande área de atuação na Praia do Futuro.

Em 1994 e 1995, foi realizada a Operação Verão, tendo como efetivo a primeira turma de bombeiros Guarda-vidas do concurso realizado com 120 vagas especificamente para esse serviço.A partir de 2009, o serviço de guarda-vidas aumentou o foco na prevenção, atualizou as técnicas de resgate e também inseriu a utilização das embarcações no serviço de resgate.

De 2019 até a presente data, o serviço de salvamento aquático recebeu 14 motos aquáticas, 17 quadriciclos e 5 botes com motor e reboque que foram distribuídos na Capital, Área Metropolitana de Fortaleza e Interior do Estado.