CBMCE resgata 19 vítimas de afogamentos durante ações em praias no Ceará

3 de janeiro de 2022 - 13:53 # # # # #

Ascom CBMCE - Texto e fotos

Dezenove pessoas vítimas de afogamentos foram salvas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) durante o fim de semana de Ano Novo, entre a sexta-feira (31) e o domingo (2). Os salvamentos ocorreram em orlas de praias com grandes movimentações de turistas no estado. Além dos salvamentos, os guarda-vidas do CBMCE realizaram 2.077 prevenção de afogamentos.

A área de atuação para evitar afogamentos e também possíveis aglomerações englobou a faixa de areia das praias do Futuro e do Caça e Pesca, localizadas na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza; em praias da Caucaia (AIS 11) do Ceará; de Jericoacoara e da Baleia (AIS 17); e nas praias de Aracati (AIS 18) do Estado.

De acordo com o 1º tenente Bruno Torquato de Sousa, do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE, as ações foram reforçadas com o objetivo de prevenir afogamentos e aglomerações nas faixas de areia nessas festividades de fim de ano. Ele destacou que “o (BBS) disponibilizou, para essas ações, 89 guarda-vidas em 38 postos, doze quadriciclos, seis viaturas 4×4 e sete motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, detalhou o oficial.

Atuaram nesse fim de semana na Praia do Futuro (AIS 10), a 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS) do CBMCE, onde ocorreram 1.662 prevenção de afogamentos e 18 salvamentos de banhistas. Já no município de Caucaia (AIS 11), a 2ªCSMar/BBS realizou 395 prevenção de afogamentos e atuaram no salvamento de uma criança de sete anos de idade. A vítima foi entregue aos familiares.