HRN amplia oferta de exames de imagem para a população do Norte cearense

3 de janeiro de 2022 - 12:31 # # # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN - Texto e Foto

Em média, 25 ressonâncias e 35 tomografias são ofertada à rede de saúde

O Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), vem ampliando a oferta de exames de imagem para a população da zona Norte do Estado.

A unidade de saúde, localizada em Sobral, já realiza exames para pacientes em atendimento de urgência e emergência. Nos últimos meses de 2021, o equipamento começou a ofertar exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética de forma eletiva para pacientes de toda a macrorregião.

Os exames são marcados pela Central de Regulação do Estado, conforme as solicitações dos municípios. Os pacientes devem procurar a unidade básica de saúde ou a secretaria municipal de Saúde para agendamento. Estão sendo ofertadas à rede de saúde, em média, 25 ressonâncias e 35 tomografias por semana.

A coordenadora médica do Apoio e Diagnóstico do HRN, Ana Cristina Santos de Paula Pessoa, explica que a oferta de exames é fundamental para a população da região. “Para que a população possa ter acesso a exames de imagem de maior complexidade, principalmente a ressonância, sem a necessidade de se deslocar para a Capital”.

Manuel Mota, 39, está investigando uma enfermidade que causa dores no calcâneo, maior osso do pé humano. Ele procurou outro hospital terciário com dores e foi encaminhado para fazer a ressonância no HRN. “Tentei fazer o exame em uma clínica particular, mas não tinha para logo. Então, procurei a rede pública há cerca de 15 dias e fui encaminhado para cá. É muito importante porque é um lugar a mais para fazer os exames”, avalia o empreendedor.