Dia Nacional da Gratidão: Ouvidoria das UPAs recebe depoimentos de pacientes

6 de janeiro de 2022 - 11:36 # # # # # # #

Márcia Catunda - Ascom UPAs 24h - Texto

Cerca de 50 colaboradores das Unidades de Pronto Atendimento de Fortaleza receberam mensagens diretas de usuários do SUS cearense

O Dia da Gratidão é comemorado anualmente no Brasil neste 6 de janeiro. O ano de 2021 foi considerado de muitos desafios nos contextos de saúde pública, educacional, social e econômico do País, especialmente para os profissionais de saúde, que se depararam diariamente com diversos casos de acometidos pela Covid-19. Com muito trabalho e dedicação, os trabalhadores da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro cumpriram (e cumprem) a maior missão: salvar e transformar vidas. E todo o empenho tem sido reconhecido por pacientes.

Durante a pandemia, os profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) receberam diversas mensagens de gratidão pelo atendimento prestado neste período – que ainda segue desafiador. Os elogios representam o reconhecimento de quem teve sua vida salva e foram registrados na Ouvidoria das UPAs ainda no primeiro semestre de 2021.

No total, o setor recebeu 208 manifestações deste tipo de pacientes sobre o atendimento nas unidades de Fortaleza. Cerca de 50 profissionais receberam elogios de forma direta. “O elogio é um dos principais elementos que nutre as relações, resgata o afeto e promove o reconhecimento. Elogiar é um ato de amor. Onde há um elogio, há gratidão e felicidade, que inspiram aqueles que o recebem”, afirma Ionário Nunes, ouvidor dos equipamentos.

Mais de 200 mensagens de gratidão foram enviadas à Ouvidoria das UPAs

A Ouvidoria realizou a entrega de certificados de reconhecimento de excelência aos colaboradores que receberam mensagens diretas dos usuários.

Histórias com finais felizes

Helana Paiva, assistente social da UPA Conjunto Ceará, uma das seis unidades da Sesa na Capital, presenciou momentos emocionantes entre pai e filho em um dos períodos mais graves da pandemia. “Um paciente, já muito cansado, na iminência de ser intubado, pediu para ligar para o filho, então realizei uma videochamada. O paciente e o filho só tinham um ao outro e a chamada foi bem emocionante. Logo em seguida, o paciente foi intubado e ficou nesta condição por 16 dias. O filho vinha à UPA todos os dias em busca de informações sobre o quadro do paciente e para saber se ele precisava de alguma medicação especial ou algo do tipo”, lembra.

Paiva conta que, até hoje, a equipe recebe a gratidão do filho pelo cuidado e pela recuperação do pai. “O paciente foi transferido para o Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv). O filho, sempre que passava próximo à UPA, fazia questão de vir agradecer a todos os profissionais, pois o pai dele já estava em casa, se recuperando. Hoje, o paciente está saudável e em casa, junto de sua família. É muito gratificante ver histórias como esta e ter o reconhecimento de pacientes e seus familiares”, orgulha-se.

No ano passado, os profissionais da UPA Messejana também presenciaram uma linda história. “Um casal estava prestes a se casar, mas a noiva adoeceu e ficou internada na UPA. Todos os dias, o noivo ia à UPA e ficava no local até receber notícias dela. Diante da proximidade da comemoração, ele conseguiu autorização para fazer a cerimônia na unidade, mas felizmente a noiva recebeu alta na véspera do casamento. Foi uma felicidade indescritível”, rememora Daniele Brito, coordenadora de Serviço Social das UPAs geridas pelo ISGH.

José Ferreira, 90, é um dos pacientes que tiveram a saúde restabelecida após cuidados de profissionais da UPA Praia do Futuro

Na UPA Praia do Futuro, outro momento emocionante. José Ferreira, 90, estava em tratamento de hiponatremia e hiperemia na unidade. Era necessário, portanto, fazer fisioterapia respiratória e motora. Devido ao seu estado de saúde, no entanto, Ferreira estava bastante sonolento e sem disposição. Com esforço, conseguia ficar sentado na cama. A equipe de saúde, com toda paciência e preparo, buscou a solução: fazer com que o paciente ficasse em pé e andasse. Sozinho, seria difícil, mas com a ajuda das equipes de Enfermagem e de Fisioterapia da unidade, ficou bem mais fácil.

Ao saber que a equipe iria ajudar na caminhada, o paciente vibrou: “Muito obrigado. Não aguentava mais ficar deitado e olhando para o teto”. De acordo com os profissionais, o sorriso do idoso naquele momento era “indescritível”. A alta de Ferreira foi bastante comemorada pela equipe.

Gratidão no ambiente de trabalho

Na UPA José Walter, o projeto Gotinhas de Amor foi criado para incentivar a gratidão no ambiente de trabalho. Funciona assim: o profissional retira de um pote uma mensagem otimista antes de iniciar o expediente. “Todo mundo merece cuidado, então, temos muitas frases para serem lidas sempre que a pessoa estiver com vontade de refletir”, explica a coordenadora de Enfermagem da UPA José Walter, Vilania Moreira. Na ação, o profissional também tem a opção de deixar um bilhete para alguém.

Os elogios repassados aos profissionais de saúde foram registrados ainda no primeiro semestre de 2021

O incentivo sempre é bom, sendo antes ou depois do serviço, como afirma o socorrista de ambulância Jovanio Souza. “Nós transportamos vidas com o intuito de salvá-las. Moro a 40 km do meu local de trabalho e tenho prazer em fazer a minha função. A nossa rotina é muito gratificante, pois contribuímos com o bem mais importante que existe no universo: a vida. Não há nada melhor do que se deparar com um paciente debilitado e entregá-lo recuperado à família, que aguarda ansiosa por esse momento. Nosso coração chora de alegria quando somos elogiados e reconhecidos por familiares e parentes. E nossos familiares sentem orgulho de nós”, reconhece.