Janeiro Branco: importância dos cuidados com a saúde mental é tema de ações no HGWA

13 de janeiro de 2022 - 11:08 # # # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e foto

Somente em 2021, cerca de 170 profissionais da unidade buscaram ajuda especializada

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), iniciou o ano com uma importante ação voltada para a saúde mental. A campanha Janeiro Branco chega com o objetivo de promover a atenção para questões e necessidades relacionadas ao bem-estar psicológico e emocional. Uma das principais iniciativas é o atendimento espontâneo pelo setor de Psicologia aos colaboradores, realizado desde 2019 no equipamento. Somente em 2021, foram atendidos cerca de 170 profissionais, entre os atendimentos individuais e em grupo.

O projeto é uma parceria com o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt). “É um espaço de escuta e acolhimento psicológico dos profissionais que possam estar em sofrimento emocional e precisam de uma ajuda especializada para lidar com as diversas situações . Não existe saúde sem considerar a saúde mental”, explica a coordenadora da Psicologia do HGWA, Flora Guimarães.

Além dos atendimentos aos colaboradores, todos os setores recebem os profissionais da Psicologia, como clínicas cirúrgicas, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto e Neonatal, além das enfermarias. A atuação envolve as interconsultas do prontuário e a busca ativa de pacientes e familiares que possam estar em sofrimento psíquico relacionado à hospitalização. No caso de atendimentos externos, também são realizados encaminhamentos, a depender de cada caso.

A controlista de acesso da unidade, Silvia Laurindo, é uma das profissionais que utilizam os atendimentos. Para ela, ter a oportunidade de receber o serviço em seu ambiente de trabalho é muito importante e faz a diferença em seu dia a dia. “Eu fico muito feliz em participar. Tem me ajudado bastante. Consigo desabafar, ser ouvida e entender melhor muitas coisas”, avalia.

Atendimento ampliado

O serviço ganhou ainda mais destaque e ampliou os horários desde o início da pandemia de Covid-19. Foi por causa das incertezas do cenário epidemiológico e da demanda crescente de atividades que muitos profissionais se interessaram em buscar ajuda profissional, como explica Flora Guimarães. “A pandemia nos fez aprender e inventar, a cada dia, novas formas de trabalho, mas não ficamos livres das angústias, do medo da contaminação diante de um vírus desconhecido. A possibilidade da instituição de oferecer um espaço profissional de escuta a esses sentimentos que vinham emergindo serve até hoje para pensar diariamente em estratégias de enfrentamento, tanto individuais quanto coletivas, enquanto equipe e instituição, para lidar melhor com as vivências que a pandemia nos coloca”, destaca a psicóloga.

Durante o mês, diversos informativos estão sendo distribuídos na unidade para todos os públicos. Um panfleto com informações de quando procurar e onde achar ajuda está sendo utilizado pelos profissionais, além da realização dos atendimentos presenciais. “Cuidem de si e do outro. Busquem um espaço de escuta e acolhimento profissional se você está em sofrimento e precisa de ajuda ou indique para um colega, caso você perceba que ele está precisando”, orienta Guimarães.