Porto do Pecém conquista certificação internacional de segurança

28 de janeiro de 2022 - 12:42 # # # # #

Ascom Complexo do Pecém - Texto e Foto

O Terminal Portuário do Pecém recebeu, nessa quinta-feira (27), a primeira reunião do ano da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), orgão colegiado deliberativo subordinado à Comissão Nacional de Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos).

Durante a reunião, o Diretor de Operações do Porto do Pecém, Waldir Sampaio, recebeu do Coordenador da Cesportos, Delegado de Polícia Federal José Antônio Simões de Oliveira Franco, a Declaração N°39/2021, certificando que o terminal portuário do Pecém está cumprindo as disposições da Convenção Solas e do ISPS Code, o Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias.

No Brasil, as inspeções dos terminais e as concessões dos certificados são de responsabilidade da Conportos, em consonância com o código internacional da Organização Marítima Internacional (IMO). O Porto do Pecém foi, no ano de 2005, o primeiro terminal portuário brasileiro a obter o certificado do ISPS Code.

Também participaram da reunião, realizada ontem, representantes da Capitania dos Portos do Ceará; Polícia Federal; Receita Federal; ANTAQ; e Companhia Docas do Ceará. Por isso, agradecemos a visita dos representantes da Conportos e reafirmamos nosso compromisso com a segurança em todas as nossas operações.