Porto Iracema celebra Dia da Visibilidade Trans com show virtual da artista Moon Kenzo

28 de janeiro de 2022 - 14:41 # # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes

Cantora sobralense fez show presencial na Escola, em dezembro. Agora, apresentação estreia no Youtube da Escola

O show “Amarga” e uma entrevista exclusiva com a artista sobralense Moon Kenzo serão exibidos em formato virtual neste sábado (29), no Youtube da Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A estreia marca o Dia da Visibilidade Trans na programação da Escola, que conta com outras ações nas redes sociais. Originalmente realizado de forma presencial no pátio da Escola, em dezembro de 2021, a apresentação será reproduzida a partir das 19h.

Natural de Sobral-CE, Moon Kenzo desenvolve projetos como cantora, compositora e atriz. O show “Amarga”, desenvolvido na última edição do Laboratório de Música da Porto Iracema, é resultado da imersão criativa da artista no programa formativo. Nas canções, repletas de experimentações sonoras, temáticas que abordam paixões, aflições, medos e vulnerabilidades são responsáveis por proporcionar “intensas explosões como uma bomba atômica pronta para destruir este CIStema colonial”.

Para ela, a apresentação presencial na Porto Iracema foi marcante na carreira como artista. “Acredito que representou uma reafirmação da continuidade do processo, estar no Porto naquele dia, no meu primeiro e único (até agora) show presencial”, comenta. Ao convidar o público, Moon ressalta a entrega envolvida na apresentação. “Acredito que tudo que me comprometi com a estética e com a técnica, eu entrego. O show está lindo e as canções estão cada dia mais ressignificadas dentre os contextos das nossas realidades. É Chique! É Sexy! É Amarga”, avalia.

Em seus trabalhos, a artista aborda a transgeneridade e a representação do corpo gordo e preto em prol do desenvolvimento de um protagonismo contra-hegemônico, criando representatividade e possibilidades através da arte. Na apresentação, ela é acompanhada de Gegê Teófilo, que também integrou o Laboratório de Música da Escola.

Sobre o Dia da Visibilidade Trans

Celebrado em 29 de janeiro, o Dia Nacional da Visibilidade Trans relembra a conquista de direitos civis e as lutas sociais históricas e diárias de pessoas transgêneras. O marco tem como origem a mesma data no ano de 2004, quando líderes do movimento trans se reuniram, no Congresso Nacional, para lançar a campanha “Travesti é Respeito”, em parceria com o Ministério da Saúde.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema celebra dia da visibilidade trans com show virtual da artista Moon Kenzo
Quando: 29 de janeiro, sábado, às 19h
Onde: Canal do Youtube da Escola Porto Iracema das Artes
Gratuito