Inaugurada, adutora de Canindé vai ajudar no abastecimento hídrico da região

31 de janeiro de 2022 - 15:30 # # # # #

Ascom SRH - Texto e foto

A adutora conduzirá a água do açude General Sampaio para beneficiar as cidades de Canindé e Caridade e o distrito de Boa Água, em Paramoti

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, e o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias, realizaram na manhã da última sexta-feira (28) uma visita ao município de Canindé para inaugurar a adutora que conduzirá a água do açude General Sampaio para beneficiar a população dos municípios de Canindé e Caridade, além do distrito de Boa Água, em Paramoti. A obra teve um investimento de R$26.501.240,57 e possui 53km de extensão.

O secretário Francisco Teixeira ressaltou a importância da obra para a região. “Nós estamos em uma região de escassez hídrica, comparando a disponibilidade natural da água com a demanda que temos. A água não faltará se a gente souber usar. A boa gestão de oferta de água com a obra hoje entregue vai garantir a segurança hídrica desses municípios, por alguns anos”, comentou.

A adutora, que inicialmente foi feita através do Programa Cearense de Adutoras de Montagem Rápida, agora passa a ser uma adutora definitiva, com tubos resistentes de alta duração.

Para o presidente da Cogerh, a Companhia trabalha da gestão hídrica do Ceará de forma completa, cuidando das águas superficiais e águas subterrâneas. “Hoje nós monitoramos 155 açudes, tanto a quantidade como a qualidade. Aqui na Bacia do Curu nós monitoramos diariamente os açudes São Mateus, Soude e General Sampaio, que abastecem a cidade de Canindé. É uma determinação do Governo do Estado monitorar e não deixar faltar água em nenhuma região do nosso Estado, e assim nós vamos trabalhando sempre organizando e diversificando as fontes hídricas”.

Estiveram presentes na ocasião a prefeita de Caridade, Simone Tavares, o vice-prefeito de Canindé Ilomar Vasconcelos, o secretário de agricultura de General Sampaio Gerardo Menezes e o presidente do SAAE de Canindé Xisto Lima.