Corpo de Bombeiros resgata 43 animais durante o fim de semana

1 de fevereiro de 2022 - 16:21 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e fotos

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgataram 43 animais durante o período correspondente entre sexta-feira (28) e domingo (30). Os resgates ocorreram em diversas regiões do Estado do Ceará, entre eles, os municípios de Maracanaú, Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), Crateús (AIS 16), Itapipoca (AIS 17) e São Gonçalo do Amarante (AIS 23).

Na manhã do sábado (29), a equipe da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM) resgataram uma jiboia-de-cauda-vermelha de aproximadamente 1,7 metro de comprimento, que se encontrava no interior de uma residência localizada no bairro Alto Alegre I, no município de Maracanaú (AIS 12). A cobra não peçonhenta não apresentava ferimentos e foi devolvida ao seu habitat natural, mais precisamente na Reserva de Santo Antônio do Pitaguary, em Maracanaú.

Já na noite do mesmo dia, no bairro Cacimbas, em Itapipoca (AIS 17), uma equipe do CBMCE foi acionada para resgatar um tejo de aproximadamente dois metros de comprimento, que se encontrava no quintal de uma residência. O animal ficou sob os cuidados da equipe do CBMCE da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM), sediada em Itapipoca. O réptil foi devolvido à natureza nas proximidades do lago verde entre os municípios de Itapipoca e Amontada.

A equipe do 4ªCia/2ºBBM resgataram, também no sábado, dois animais silvestres, entre eles uma iguana e uma cobra caninana. O réptil foi encontrado, durante a tarde, por moradores de uma residência localizada no bairro Carlotas, no município de Paracuru (AIS 23). O animal silvestre com cerca de 1,2 metro de comprimento foi resgatado pela equipe do CBMCE e encaminhado para seu habitat natural.

No fim da tarde, os bombeiros militares de São Gonçalo do Amarante foram acionados para resgatar uma cobra caninana, que se encontrava próximo aos pneus de um caminhão, com cerca de um metro de comprimento.

Já na manhã desse domingo (30), no bairro Morada dos Ventos II, no município de Crateús (AIS 16), os bombeiros militares foram acionados por populares acerca de uma jacaretinga que se encontrava em um terreno baldio ao lado de residências. Na ocasião, populares estavam realizando uma limpeza do local, quando avistaram o pequeno jacaré correndo na tentativa de se esconder.

*Todos os animais resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) não tinham ferimentos aparentes e foram devolvidos aos seus respectivos habitats naturais em áreas verdes e longe de residências. Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais.