Helv promove treinamento para profissionais que transportam materiais biológicos

2 de fevereiro de 2022 - 15:02 # # # # #

Débora Morais - Ascom Sesa - Texto e Fotos

A unidade possui seis motoqueiros que realizam, em média, 15 deslocamentos ao dia; são cerca de 30 mil exames nos trajetos

Você já deve ter se perguntado: como funciona o transporte de produtos e substâncias potencialmente infecciosas, como sangue, urina, materiais nobres como líquor (fluido corporal estéril que ocupa um espaço entre o crânio e o córtex cerebral) e líquido pleural (acúmulo de líquido entre os pulmões)? O cuidado no manejo desses elementos podem oferecer riscos ao meio ambiente e à vida humana, por isso, todo cuidado é pouco.

Com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais os transportadores de laboratório, o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), promoveu um treinamento para os motoqueiros que trabalham com o deslocamento terrestre de amostras bilógicas. Este tipo de transporte segue protocolos rígidos de segurança no trânsito, nos locais de recebimento e entrega e no tipo de armazenamento, impedindo qualquer revés.

Segundo o coordenador do Laboratório do Helv, Richard Cavalcante, o treinamento foi realizado de forma que atraísse a atenção dos profissionais responsáveis. “Fizemos toda uma simulação lúdica para que eles entendessem melhor do processo, de como fazer de forma ideal para garantir a conservação das substâncias, seu armazenamento correto e como devem ser transportadas até a unidade analítica. Foi uma sensibilização, e eles se sentiram mais ainda parte de todo esse processo”, ressalta.

O curso abordou temas que vão desde responsabilidades do condutor, tipo de substância transportada, tempo de transporte, como proceder em casos de avarias ou acidentes até os códigos de identificação que têm de existir nas caixas térmicas.

O treinamento é anual e obrigatório para pessoas que atuam com o transporte desse tipo de produto. Ao todo, seis motoqueiros trabalham no laboratório do Helv, realizando, em média, 15 deslocamentos ao dia – são cerca de 30 mil exames nos trajetos.


Gabriel Claudino (à esquerda) é um dos profissionais que atuam no transporte de materiais biológicos no Helv

Gabriel Claudino é um dos transportadores. Ele, que está há um ano e três meses realizando o serviço no Helv, conta que busca se capacitar para desempenhar a atividade com todo zelo. “Eu sempre faço vários cursos para estar atualizado e, hoje, na profissão em que estou, sou muito cauteloso com tudo. Quando levo os materiais, para mim, eu estou levando uma pessoa comigo. Por isso, faço com todo cuidado e carinho”, diz.

Alguns produtos não são inflamáveis, mas são danosos o suficiente para causar uma grave intoxicação se inalados, ingeridos ou absorvidos pela pele. Além disso, o vazamento desses produtos é extremamente prejudicial ao meio ambiente, visto que pode contaminar o solo, os rios, e ameaçar a vida de animais silvestres.

Laboratório Helv

O Laboratório do Helv iniciou suas atividades em outubro de 2020 e, atualmente, tem como função receber as solicitações médicas para exames laboratoriais (sistema Vitae/Matrix) e realizar a coleta, o armazenamento e o transporte de forma com que a estabilidade da amostra não se perca e o resultado seja representativo.

O serviço também visa a interagir e acompanhar as unidades analíticas (Primilab, Laboratório São Carlos, Laboratório Viden Patologia, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará e Laboratório Central de Saúde Pública do Estado), buscando entregar resultados de testes com qualidade e no prazo acordado e priorizando os exames de urgência.

Regulamentação

No Brasil, o transporte de amostras biológicas é regulamentado por diversos órgãos, de acordo com a via utilizada. Toda legislação brasileira para este assunto é baseada em recomendações do Comitê de Peritos em Transporte de Produtos Perigosos da Organização das Nações Unidas (ONU), que são atualizadas periodicamente, e no Acordo Europeu para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos (ADR).