Roda de Conversas debate saúde mental do trabalhador no âmbito do socioeducativo

2 de fevereiro de 2022 - 10:01 # # # # #

Ascom Sesa - Texto e foto

O Núcleo Escola Estadual de Socioeducação da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), por meio do Núcleo de Promoção da Saúde do Trabalhador (eixo saúde Seas), realizou uma roda de conversas sobre a saúde mental do trabalhador, no contexto do socioeducativo. O evento contou com a parceria da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire, do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), do Rio de Janeiro.

O psicólogo do Degase, Juraci Brito, fez uma exposição da experiência vivida na Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire, onde trabalha com uma equipe dinâmica, destacando a psicóloga Eliza Lopes, com especialidade em saúde do trabalhador pela UFRJ. O público-alvo foram os servidores e colaboradores da Seas e Degase.

Síndrome de Burnout

Em duas horas de conversa e debates, na última segunda-feira (31), Brito falou sobre as ações realizadas pelo grupo no Rio de Janeiro, apontando problemas, encaminhando soluções e compartilhando experiências junto ao Núcleo de Saúde do Trabalhador da Seas. Foi apresentada uma pesquisa para mensurar o adoecimento relacionado à Síndrome de Burnout entre os colaboradores do sistema socioeducativo.

A síndrome é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as fases da vida de um indivíduo.

A psicóloga do Núcleo de Saúde do Trabalhador da Seas, Gabriela Ribeiro, disse que a troca de experiências entre o Ceará e o Rio de Janeiro foi importante. “Na conversa, descobrimos ações similares realizadas pelo núcleo da Seas e pelo Degase, bem como as dificuldades que são enfrentadas”, concluiu Gabriela.