SPS promove segunda edição de Curso de Direitos Humanos, Cidadania e Comunicação Inclusiva

4 de fevereiro de 2022 - 09:58 # # # # # #

Ascom SPS - Texto

Promover cidadania, inclusão e igualdade sociais são deveres do Estado. Baseada nesses princípios, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza, de fevereiro a julho, o II Curso de Direitos Humanos, Cidadania e Comunicação Inclusiva (CDHC), para servidores e agentes públicos estaduais e municipais, de várias regiões.

A titular da SPS, Socorro França, destaca o significado e a importância do curso para o fortalecimento da comunicação e garantias de direitos dos mais vulneráveis. “Esse curso orienta e ensina as formas corretas de comunicação inclusiva, com diferentes públicos, a partir da diversidade, especificidade e realidade dos grupos e segmentos prioritários e mais vulneráveis da sociedade”, explica.

O curso é composto por 11 módulos, envolvendo temas sobre promoção de direitos humanos e cidadania; abordagem e atendimento humanizado de pessoas idosas, com deficiência e em situação de rua; comunicação inclusiva com mulheres, com a população LGBT+, usuários de drogas, migrantes e refugiados; e com vítimas de violência. Os objetivos são sensibilizar e capacitar agentes públicos para o tratamento adequado, respeitoso e inclusivo, fortalecendo a cultura do atendimento humanizado às pessoas em situação de vulnerabilidade social e à diversidade.

Inscrições

Organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) e pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), o curso será ministrado por regiões, de forma remota. A primeira turma é voltada aos municípios dos sertões de Sobral, Canindé, de Crateús e Itapipoca, de 08 a 11 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/curso-de-comunicacao-inclusiva-em-direitos-humanos__1462615, até segunda-feira, dia 7/2.

Em março, serão contemplados os municípios do Cariri; em maio, serão capacitados agentes públicos da Serra da Ibiapaba; e no período de 19 a 22 de julho, os municípios do Vale do Jaguaribe. “Nossa proposta é sensibilizar e qualificar agentes públicos para o atendimento e acolhimento respeitosos, para que compreendam as diversas realidades dos cidadãos, guiados sempre pela promoção e defesa dos Direitos Humanos”, acrescenta a coordenadora do COPDH, Bárbara Oliveira.

Engajamento

A primeira edição do curso foi realizada, no ano passado, quando foram capacitadas e certificadas 353 pessoas, em seis turmas. Anatália Lima, de Maranguape, falou da sua satisfação e aprendizado. “O curso foi riquíssimo. Foi muito bom aprender a lidar com diversos públicos e situações, sempre priorizando o direito de inclusão de todos os seres humanos”, declarou.

“Os temas abordados contribuem para um atendimento melhor e mais qualificado dos usuários”, acrescenta Vanda Lúcia de Oliveira, de Fortaleza. “É um curso maravilhoso, que contribuiu bastante à nossa formação pessoal e profissional, destacando o respeito à pluralidade humana”, complementa Rejane de Freitas Santos, de Aracati.

Programação e Módulos

1º dia
Módulo 1 – O que são Direitos Humanos: Perspectivas de Promoção e Defesa;
Módulo 2 – Perspectivas de Promoção de Cidadania;

2º dia:
Módulo 3 – Comunicação inclusiva para atendimento de pessoas idosas;
Módulo 4 – Comunicação inclusiva para atendimento de pessoas com deficiência;
Módulo 5 – Defesa de Vítimas Diretas e Indiretas de Violência;

3º dia:
Módulo 6 – Comunicação inclusiva para atendimento de Migrantes e Refugiados;
Módulo 7 – Comunicação inclusiva ao atendimento especializado e humanizado às mulheres;
Módulo 8 – Comunicação inclusiva para atendimento da população LGBT;

4º dia:
Módulo 9 – Comunicação inclusiva na perspectiva da Igualdade Racial;
Módulo 10 – Comunicação inclusiva na perspectiva da Política sobre Drogas;
Módulo 11 – Perspectivas de Promoção de Justiça Social.