Banco de DNA da Pefoce auxilia PC-CE na identificação de suspeito de estupro em Caucaia

9 de fevereiro de 2022 - 11:48 # # # #

Ascom PC-CE - Texto
Ascom Pefoce - Foto


Um trabalho investigativo da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) com apoio do Núcleo de Perícias em DNA Forense (NUPDF) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) resultou na identificação de um homem de 25 anos suspeito de envolvimento em um crime de estupro. Um mandado de prisão preventiva foi cumprido, nessa terça-feira (08), no município de Itaitinga – Área Integrada de Segurança (AIS 25) do Estado.

Atualmente, o suspeito já se encontrava recolhido em uma unidade prisional, onde responde também por um crime sexual contra uma adolescente de 13 anos. O caso foi registrado em 2021. A continuidade das investigações indicou que o homem é suspeito também de estuprar, em 2020, uma mulher de 57 anos, em Caucaia (AIS 11). Na ocasião, um indivíduo com as mesmas características do suspeito seria o autor do delito, que foi cometido em via pública. Com isso, a PC-CE solicitou auxílio aos profissionais do Núcleo de Perícias em DNA Forense (NUPDF) da Pefoce.

O NUPDF alimenta o banco de dados de perfis genéticos com os indícios de locais de crime e vestígios coletados das vítimas que são atendidas no Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Pefoce. O perfil genético foi extraído em 2020 pelos peritos legistas do DNA Forense e contribuiu com a investigação do caso. O crime ficou comprovado e a autoria foi identificada por meio do trabalho conjunto.

Diante disso, a prisão preventiva foi representada pela autoridade policial junto ao Poder Judiciário, que deferiu o mandado. Na manhã de ontem (8), os policiais civis da DDM de Caucaia o cumpriram em desfavor do suspeito, que atualmente se encontra recolhido em uma unidade prisional, em Itaitinga.

*A identificação do suspeito não foi publicada neste texto para não expor as vítimas.