BPMA da PMCE resgata 74 animais silvestres de cativeiro no município de Aquiraz

9 de fevereiro de 2022 - 15:14 # # # # # # #

Ascom PMCE - Texto e Fotos

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), resgatou 74 animais silvestres, que eram mantidos em cativeiro e em condições de maus-tratos. O resgate ocorreu na manhã dessa terça-feira (08), no bairro Camará, no município de Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado.

As diligências iniciaram após os policiais do BPMA receberem uma informação sobre um homem que estaria prendendo, em cativeiro, diversos animais silvestres em condições de maus-tratos. As equipes foram até o local averiguar a denúncia, onde constataram a veracidade das informações. O suspeito confinava em seu sítio 74 animais, todos sem ambiente adequado, alimentação necessária e cuidados básicos. Além disso, o homem não tinha autorização de órgãos competentes.

Após ser indagado sobre o caso, o homem relatou para os policiais militares que estava criando os animais para comercialização. No local, foram encontrados 26 coelhos, um macaco-prego, seis preás, 15 camundongos, sete marrecas-viuvinha, uma arara-vermelha, seis codornas, cinco jabutis, duas jiboias, dois periquitos-da-caatinga, dois pavões e um gato-do-mato.

O homem de 40 anos de idade foi conduzido para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Lá, o homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental. Os animais foram resgatados e entregues para especialistas com criadouros autorizados, onde estão recebendo um tratamento adequado.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número (85) 3247-2630, do DPMA. O sigilo e o anonimato são garantidos.