Corpo de Bombeiros evita três afogamentos em praias do Ceará e atua em ações de prevenção

14 de fevereiro de 2022 - 15:27 # # # # #

Ascom CBMCE

Três vidas foram salvas por equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na Praia do Futuro, Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10), durante o sábado (12) e o domingo (13). A área de atuação do CBMCE para evitar afogamentos e possíveis aglomerações engloba ainda as praias de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11); praias de Jericoacoara (AIS 17); e Praias de Aracati (AIS 18) do Estado.

“A 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1a CSMar/BBS) realizou 580 prevenções na faixa de areia e realizou três salvamentos de banhistas com vida em situação de afogamento”, relata o major Fernando Chailon Rodrigues Fonteles. Dois jovens de Fortaleza, de 12 e 18 anos, foram salvos pelos guarda-vidas e um adolescente de 12 anos, oriundo de Canindé, também recebeu o suporte da equipe de resgate.

Também ocorreu um Atendimento Pré-Hospitalar (APH), de uma senhora de 52 anos, natural de São Paulo (SP). A mulher teria rompido o ligamento cruzado do joelho e foi conduzida a um hospital de trauma, segundo o comandante da 1ª CSMar/BBS.

Outras ocorrências

De acordo com o major Fernando Chailon Rodrigues Fonteles, “a 2ªCSMar/BBS, que atua no município de Caucaia, realizou 230 prevenções na faixa de areia e realizou um APH, de uma senhora de 39 anos por intoxicação exógena”, resumiu o oficial.

Já em Jericoacoara, um nativo de 50 anos estava com dificuldade de retornar à praia em sua primeira aula de wing foil. A equipe de guarda-vidas foi acionada por populares, realizando o resgate com o auxílio de uma moto aquática do Corpo de Bombeiros. Ao todo, foram realizadas 381 prevenções na Praia Principal e na Praia da Malhada.

Por fim, em Aracati, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18), os guarda-vidas realizaram 121 prevenções na Praia de Canoa Quebrada e também realizaram prevenções na praia de Majorlândia durante a 1ª Etapa do Campeonato Cearense de Sprint de Triathlon.

Efetivo e equipamentos

“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) viabilizou para essas ações 55 guarda-vidas em 23 postos de guarda-vidas, além de nove quadriciclos, cinco viaturas quatro por quatro e quatro motos aquáticas”, detalha o major Fernando Chailon.

“Foram utilizadas 8 placas como sinalização de prevenção e houve o apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento, da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Aracati, e do Posto Avançado de Jericoacoara”, finaliza o comandante.