Equipe da Ciopaer realiza primeiro atendimento a homem vítima de acidente em Crateús

14 de fevereiro de 2022 - 11:37 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

O atendimento e a agilidade na condução de pacientes de alta complexidade faz parte do trabalho realizado pelos profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que é referência no atendimento aeromédico e deslocamento de pacientes. Na noite desse sábado (12), um homem de 30 anos foi socorrido por profissionais que atuam na base de Crateús.

A vítima seguia em uma motocicleta no trajeto Crateús para Novo Oriente, quando sofreu uma colisão com um veículo. O sinistro ocorreu na CE-187, no município de Crateús, pertencente à Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado, a poucos metros da base da Coordenadoria da SSPDS.

Uma equipe foi acionada por um profissional do próprio serviço, que estava de folga e presenciou o acidente.

“Estava caminhando na via quando visualizei uma colisão de um carro com uma motocicleta. Chequei a situação da vítima e acionei imediatamente a equipe da base da Ciopaer de Crateús, que chegou poucos minutos depois, para realizar os primeiros socorros. Acionamos também uma equipe do Samu que conduziu a vítima para o hospital”, relata o profissional de apoio solo da Ciopaer, cabo Hulliglesses Ramos.

O acionamento rápido se deu a partir do agravamento clínico do paciente, que apresentava politraumatismos, lesões nos pés, braço e tórax.

Devido à condição de saúde do homem, o transporte se deu de forma urgente. A equipe médica estudou a melhor forma de realização do atendimento sem apresentar riscos à vida do paciente. A logística para fazer a remoção ocorreu a partir do deslocamento de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável por conduzir o homem até a unidade hospitalar mais próxima.

“Tínhamos os recursos para rapidamente chegar ao local e os equipamentos necessários para o atendimento, com toda a integração da Ciopaer, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Acompanhamos o paciente até o hospital para garantir as melhores condições a ele”, explica a médica da Ciopaer, Bárbara Souza, que prestou o atendimento com apoio da enfermeira Emanuelle Sales.

Além do atendimento da equipe de médicos e enfermeiros, o socorro contou com o apoio de operadores aerotáticos da Ciopaer, e equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Durante o trajeto, o paciente seguiu bem, graças às condições do atendimento e transporte rápido do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital São Lucas, unidade de saúde da região.