HRN abre sala de alta hospitalar para otimizar fluxo de ocupação de leitos

14 de fevereiro de 2022 - 16:24 # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN Texto e Foto

O ambiente, climatizado, possui poltronas e televisão, e é destinado a acolher pacientes de alta, em especial os que moram fora do município de Sobral

O Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), implementou uma sala de alta hospitalar. A estratégia consiste em um espaço de acolhimento para o qual são encaminhados, após alta, pacientes das clínicas Adulto e Pediátrica. O serviço, antes parte de um projeto piloto na Emergência do hospital, passa a funcionar no ambulatório do equipamento.

O ambiente, climatizado, possui poltronas e televisão, e é destinado a acolher pacientes de alta, em especial os que moram fora do município de Sobral, onde o HRN está situado, enquanto aguardam suas famílias ou o transporte via ambulâncias para suas cidades. No local, os usuários recebem as refeições nos horários determinados e contam com um profissional técnico em Enfermagem à disposição para atender a possíveis intercorrências.

“O objetivo da sala de alta hospitalar é agilizar o giro de leitos no HRN, mediante o aumento crescente de atendimento nas emergências, tanto Adulto quanto Pediátrica. Queremos, por meio da estrutura, otimizar a ocupação dos leitos da instituição, ganhando, em algumas situações, de 24 a 48 horas em disponibilização de leitos enquanto ocorre a espera de transporte dos municípios para os pacientes”, explica a assessora técnica da Qualidade do equipamento, Jamilla Aguiar.

Após a alta, enquanto aguardava a família, o ferreiro armador Antonio Luiz da Silva, 50, ficou na sala. Ele disse ter aprovado o espaço. “É importante, porque sei que tem outras pessoas que estão precisando da ‘cama’ (leito) em que eu estava e, agora, só estou esperando virem me buscar”, conta.

Também na sala de alta estava o auxiliar de cozinha Antonio Maciel Rodrigues, de Reriutaba, a cerca de 70 km de Sobral. Ele elogiou o atendimento recebido no HRN. “Fui muito bem recebido e bem tratado aqui. Só tenho a agradecer”, avalia.