Helv promove formatura para colaboradores que não puderam participar da cerimônia nas instituições de ensino, impedida pela pandemia

16 de fevereiro de 2022 - 12:12 # # # # # #

Débora Morais - Ascom Helv - Texto
Ascom Helv - Fotos


Larissa Melo, coordenadora de Hotelaria da unidade, foi uma das três pessoas contempladas com a iniciativa da equipe de Humanização

A formatura é o momento de celebrar o tão almejado diploma e também de agradecer àqueles que, de alguma forma, colaboraram com a jornada acadêmica. Para comemorar este rito de passagem de três colaboradores, impedidos de participar da tradicional cerimônia nas instituições de ensino devido à pandemia de covid-19, a equipe de Humanização do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) promoveu a colação na própria unidade, em um evento restrito.

A coordenadora da Hotelaria, Antonia Larissa Melo; o controlista de acesso, Igor Cícero Batista Barbosa; e o diretor de Processos Assistenciais, Jefferson Oliveira, foram os formandos da noite de sexta-feira (11). Beca, faixa, capelo, cadeira de formatura e música não faltaram.

“Para mim, é muito importante ter um momento como esse, principalmente nesses últimos anos em que tivemos uma transformação das aulas por causa da pandemia. Foram seis anos muito difíceis até conseguir me formar no curso de Letras/Português”, avalia Larissa Melo, 24.

Jefferson Oliveira concluiu a Residência Médica em Oncologia

A agora letróloga pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) conta que seu primeiro emprego foi ainda muito jovem, na área da Saúde, por meio do Programa Primeiro Passo, do Governo do Ceará. Ela foi a única a se formar em seu curso neste semestre. “Eu sempre buscava estar atualizada e, assim, os gestores iam acompanhando o meu crescimento. Recebi a chance de vir para o Helv logo no início da pandemia, quando tive a oportunidade de conhecer mais a fundo como funcionava o dia a dia dos hospitais. É cansativo, mas é muito gratificante fazer parte desta equipe tão empenhada”, afirma. O equipamento pertence à rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e é administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Educação e sonhos

Outro formando foi Igor Barbosa, 40. Ele lembra que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e, devido a dificuldades financeiras, se viu obrigado a trancar o curso de Pedagogia por alguns períodos. O pedagogo, graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ressalta que se identifica com atividades focadas na pessoa com deficiência e que vislumbra poder trabalhar com este público, auxiliando na Pedagogia Hospitalar.

“Durante muito tempo trabalhei com transcritos em braile, no Centro de Referência para Pessoas com Deficiência. Lá, me senti influenciado pelo poder da Educação, que nos favorece na aquisição do conhecimento e nos torna portadores da libertação. Com essa experiência, espero um dia ter a oportunidade de trabalhar dentro do hospital na área pedagógica. Há tantas pessoas que precisam e nada me impede de realizar esse sonho”, pontua.

Após trancar o curso por alguns períodos, Igor Barbosa realizou o sonho de se formar em Pedagogia

Barbosa ressalta que sua família sempre o apoiou em suas escolhas, o que foi fundamental para seu crescimento. Além disso, o trabalho como controlista de acesso também o ajudou a tornar-se mais confiante no contato direto com o público – inclusive o das salas de aula. Para ele, concluir o curso foi um passo muito esperado por todos os familiares, principalmente neste período pandêmico.

“Foi uma grata surpresa tudo isso para mim. Eu nem imaginava que ia acontecer isso. Ver todas aquelas pessoas disponibilizando o tempo delas para comemorar esse grande salto de nós três foi estonteante. No Helv, eles se preocupam em ver seus colaboradores crescerem e chegarem ao topo. O meu caminho foi muito duro, mas venci”, diz.