Alunas do Complexo Mais Infância encontram novas possibilidades através da gastronomia

17 de fevereiro de 2022 - 15:06 # # # # # # #

Rafaela Leite - Ascom SPS - Texto
Tiago Stille - Fotos

Mãos na massa, olhares atentos e um futuro em construção. É dessa forma que as alunas do curso de Salgados Comerciais, oferecido no Complexo Mais Infância Padre Gaetan Minette Tillesse (padre Caetano), acompanham as aulas. É o caso de Marília Araújo (27), que entre fermentos, temperos e o cheiro de comida quentinha, molda seu projeto de construir o próprio negócio. “Atualmente estou trabalhando na minha tia, já no ramo dos salgados, mas na parte das vendas. Ela até me ensinou a fazer coxinhas, mas eu queria ter mais prática”, conta.

“Como agora a minha mãe também se interessou, nós duas viemos fazer o curso para aprender mais, porque a gente só trabalhava com coxinha. Além da teoria, tem muita técnica, e agora estamos aprendendo a fazer outros tipos de salgados, como folheados, massa de pastel, para aumentar mais a demanda”, pondera.

Acompanhada da filha, Galba Lúcia (51) explica que a parceria na vida também se estenderá no trabalho. “Eu estou adorando o curso. Além de aperfeiçoar o que a gente já sabe, nós aprendemos também o lado mais comercial. Toda a etapa de produção, desde medidas, até as vendas, para poder ter algum lucro. Porque a gente já trabalhava, mas não estava sabendo administrar essa parte do comércio, do dinheiro. E agora a gente já pegou esse ritmo e está trabalhando todo um projeto”, revela.

“Muitas mulheres que chegaram aqui aos cursos de capacitação, vieram a partir das atividades oferecidas para as crianças. Nesse sentido, o Complexo tem se fortalecido em um equipamento que atende às famílias, com oportunidades de transformação para todas”, pontua a titular da SPS, Socorro França. A secretária lembra que o Complexo é uma idealização da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e propõe justamente esse olhar integral às famílias.

Localizado no bairro Cristo Redentor, o Complexo Social do Cristo Redentor é um espaço de oportunidades e lazer para famílias da comunidade e de bairros vizinhos, oferecendo cursos e atividades para diferentes idades. Além da formação em Salgados Comerciais, a unidade também oferta, na área de gastronomia, os cursos de comida de rua e sobremesa para restaurantes, todos voltados para o comércio. A ideia é que, após a conclusão, as alunas já possam colocar os conhecimentos em prática no mercado.

“Entre as atividades, oferecidas na unidade, estão os cursos, voltados para as áreas da beleza, turismo, e também de gastronomia, realizado em parceria com Escola De Gastronomia Social Ivens Dias Branco, referência na área”, destaca a coordenadora de Inclusão Social da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Rebecca Cortez. “Os cursos têm carga horária variada, para se adequar ao público, e qualificar as pessoas, tornando-as mais aptas e capazes para disputar as vagas no mundo trabalho, cada vez mais exigente”, conclui.

Talento e construção

“Além das questões teóricas e práticas, nas aulas nós resgatamos as habilidades das alunas em diferentes áreas e fazemos essa junção, com ótimos resultados. Por exemplo, temos algumas costureiras na turma, e elas trazem essas particularidades: o corte, a precisão, é você ter aquele olhar como um todo, da receita, o acabamento. Tudo isso se relaciona com a produção de salgados”, pontua a instrutora de gastronomia da Escola Ivens Dias Branco, Ana Célia Leandro.

Marta Regina (62) é costureira, mas encontrou nos salgados a oportunidade de conseguir uma renda extra. “Eu moro próximo a um colégio e tinha que aproveitar o lanche dos meninos. Primeiro eu peguei tutoriais na internet e fui fazendo salgadinhos: bolinha de queijo, coxinha. E o curso está ajudando a me aperfeiçoar, todo dia tem novas dicas”. Ela conta que produz os salgados diariamente e, enquanto costura, o marido fica encarregado de vender os produtos. “É uma correria, né? Mas a gente tem que estar acrescentando sempre nas despesas, porque o custo de vida está muito alto. É todo tempo aprendendo alguma coisa, e esse curso veio só ajudar”, comemora.

Novas formas de empreender

Há também quem encontre na formação um novo caminho, através do empreendedorismo. Pedagoga de formação, Silvia Helena (45) explica que nunca havia pensado em trabalhar na área gastronômica. “Eu sou professora, mas com a pandemia eu tive que empreender, porque não estava trabalhando. Abri um pequeno comércio em casa e agora despertei para a área da gastronomia”, explica.

Ela ressalta a qualidade do curso e o benefício de ser totalmente gratuito e acessível para as pessoas da comunidade. Agora, na penúltima aula da turma, Sílvia revela o próximo passo. “Eu já vou procurar outro curso, que vai ter aqui também, que é o de gestão financeira. No caso, eu já vou me aprofundando. Já sei fazer e vou aprender a gerir o meu negócio. Não só trabalhar naquilo, mas me capacitar e aprender a administrar, onde realmente investir meu dinheiro para trazer mais qualidade para os clientes”, finaliza.

Novas turmas

A partir da próxima segunda-feira (21), estarão abertas as inscrições para as novas turmas dos cursos de Comida de Rua e Sanduíches e Hambúrgueres, ambos com duração de 20 horas/aulas, para pessoas a partir dos 17 anos de idade. São 20 vagas para cada curso. As inscrições podem ser realizadas em horário comercial, das 8h às 17h, no Complexo Social Mais Infância Padre Gaetan Minette Tillesse (rua Camélia, 450, Cristo Redentor).
No ato de inscrição, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS), comprovante ou autodeclaração de escolaridade e passaporte de vacinação. Os candidatos com menos de 18 anos devem estar acompanhados de uma pessoa responsável, também com documento de identificação.