Centro de Referência sobre Drogas percorre terminais de ônibus com atendimento à população em situação de vulnerabilidade

18 de fevereiro de 2022 - 16:58 # # # # #

Ascom SPS

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio do Centro de Referência sobre Drogas (CRD), inicia, na segunda (21), nos terminais de ônibus de Fortaleza, uma série de serviços de atendimento, acolhimento e orientações à população em situação de rua, e com problemas referentes ao uso de álcool e outras drogas. A ação “CRD na Comunidade” começa pelo Terminal do Papicu, e prossegue por mais cinco terminais, até 9 de março. Os atendimentos acontecem das 9h às 12h.

A ação busca se aproximar da comunidade. Para isso, fará uma escuta qualificada e atendimento personalizado, encaminhando a população atendida a serviços de saúde e pontos de vacinação, locais de alimentação e higiene, além de ofertar apoio jurídico e socioassistencial.

“Se a população em situação de rua e de vulnerabilidade social tem dificuldades de buscar os serviços públicos, o Estado leva os serviços às pessoas, nos locais e territórios onde estão. Assistir a quem mais precisa é o nosso objetivo. Ação semelhante é realizada pelo Caminhão do Cidadão, para emissão de documentação civil”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

Os atendimentos nos terminais serão realizados na Unidade Móvel do CRD, por equipe multidisciplinar, com psicólogas, enfermeiras, assistentes sociais, advogadas e técnicas de Saúde. Um grupo de percussão percorrerá os terminais para ajudar na mobilização da população local e na distribuição de folhetos informativos, com orientações de acesso aos serviços da rede de orientação e apoio, quando necessário.

“Além das ações nos terminais de ônibus, o CRD na Comunidade vai realizar atendimentos quinzenais, nos bairros da Capital. Entidades e associações comunitárias podem solicitar os serviços pelo e-mail. antecipa a técnica do CRD, Andrea Autran.

Relação dos terminais de ônibus e datas

Terminal do Papicu – dia 21/2

Terminal Antônio Bezerra – dia 23/2

Terminal de Parangaba – dia 03/03

Terminal do Siqueira – 04/03

Terminal de Messejana – 08/03

Terminal da Lagoa da Parangaba – 09/03

Serviço:

Centro de Referência sobre Drogas (CRD)

Endereço – Rua: Valdetário Mota, 970 – Papicu – Fortaleza

Fone e WhatsApp: (85) 9.8439-4775

Email