Quadra Literária e fotografia tátil são destaques na programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará

18 de fevereiro de 2022 - 15:55 # # # # #

Ascom Secult

A programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará segue ampla e diversa neste fim de semana, com oficinas, palestras, mesas de debates e lançamentos de livros, dividida entre atividades presenciais e virtuais, sempre respeitando a capacidade de ocupação dos espaços e seguindo todos os protocolos sanitários exigidos. O evento seguirá até o dia 31 de março, visando ao fortalecimento da promoção do livro, da leitura e da literatura brasileira, com foco especial na produção cearense.

No sábado (19), das 10h às 16h, acontecerá na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) a Quadra Literária – Feira de Literatura Independente. A programação é ampla e fomenta a literatura produzida no Ceará (novos autores); a longevidade de editoras independentes, como publicar um livro independente (dificuldades e caminhos); as narrativas disruptivas das editoras independentes, a economia do livro, a importância das feiras para a economia do livro e etc. O evento será presencial e será obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação e uso de máscara (preferencialmente PFF2 ou N95).

A Quadra Literária é uma iniciativa de fomento à cadeia criativa e produtiva do livro, mas concentrada na produção bibliográfica literária de autores e autoras independentes e editoras independentes do Ceará. São publicações que foram produzidas com recurso do autor ou por editoras de pequeno porte. Para Goreth Albuquerque, Coordenadora do Livro, Leitura, Literatura e Diversidade, a ideia da quadra, além de fortalecer a economia do livro no estado, é contribuir para que mais pessoas conheçam a bibliodiversidade da produção bibliográfica cearense. “A 1ª edição da Quadra Literária aconteceu na 13ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, em 2019, onde teve um espaço especial para reunir essa produção. A experiência foi exitosa e se repete em escala menor, na Pré Bienal, em 2022”, conta.

Também no sábado (19), das 15h às 16h, a programação da Pré-Bienal do Livro trará o tema: Literatura e fotografia tátil: para ler além dos olhos, com Roberto Vieira (UFC) e mediação de Thamylle Vieira, transmitido no Youtube da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). As atividades e ações culturais estão sendo realizadas na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e em outros locais fora do espaço físico da Bece, em diversos ambientes e territórios, com ações presenciais e virtuais, com e sem a presença de público, de acordo com as orientações sanitárias.

A Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), por meio da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CLLLB), e realizada pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), por meio do Instituto Dragão do Mar.

Acesse aqui a programação da Pré-Bienal do Livro

Serviço

Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará
Até 31 de Março de 2022