Serviço gratuito do CCBJ: Bússola Cultural alcança mais de 180 artistas e lança o Momento Bússola

18 de fevereiro de 2022 - 15:28 # # # # # #

Isabel Brasil - Ascom CCBJ - Texto
Flávia Almeida - Fotos

O projeto Bússola Cultural é um serviço de atendimento gratuito do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), e é gerido pela Assessora Técnica de Projetos Culturais do CCBJ, Monique Souza, do Centro Cultural Bom Jardim.

O objetivo do Bússola Cultural é fortalecer e contribuir com os processos de construção de grupos, artistas e coletivos para a elaboração de propostas artísticas nas diversas linguagens. Os grupos e artistas agendam o atendimento com a assessoria de projetos culturais do CCBJ. O atendimento busca dar suporte aos artistas, com orientação, esclarecendo dúvidas nos processos de participação de editais, preparação de material, prestação de contas e inscrições. O atendimento é realizado em duas etapas: orientação e retorno e pode acontecer no formato virtual ou presencial.

Bússola Cultural em novas direções

Além do atendimento, o serviço se estende com uma série de conteúdos disponíveis nas redes sociais, através do “Bússola Indica”, com a sugestão da lista de editais abertos, em formato de podcast, lives, textos, cartazes e vídeos nas redes sociais. Só conferir no Instagram, Facebook e Youtube CCBJ.

O “Momento Bússola” é a novidade deste ano de 2022 e visa alcançar outros espaços culturais, além do CCBJ, chegando assim, mais perto da comunidade e dialogando com mais artistas. “Visando ampliar o alcance do serviço, a assessoria do Bússola Cultural agora disponibiliza a possibilidade de solicitação para atendimentos “Momento Bússola” em espaços culturais independentes, prioritariamente localizados no território do Grande Bom Jardim e seguindo os protocolos sanitários”, explica Monique Sousa.

A assessoria esclarece que esse encontro presencial nas sedes ou nos espaços culturais foi uma das solicitações dos grupos e o CCBJ abre espaço para atender essa demanda com o Momento Bússola. “A gente quer muito que os artistas solicitem essa demanda para poder atender mais em um momento, assim, ampliamos o serviço do Bússola”, complementa Monique.

Serviço CCBJ: Bússola Cultural

Serviço: revisão, análise e desenvolvimento de projetos, aplicáveis em diversas linguagens, visando estimular a participação em diversos editais e outras ações de acesso e visibilidade aos artistas e instituições.

Atendimento on-line ou atendimento presencial realizar o agendamento: formulário bússola

*Observar as orientações para cancelamento, reagendamento e tolerância.

Horário de atendimento:

Local: CCBJ – sala da Ação Cultural – Rua Três Corações, 400, Bom Jardim

Profissional: Monique Souza.

Contato: bussolacultural.ccbj@idm.org.br .

Público: artistas, coletivos, grupos e instituições do terceiro setor