Ampliação da rede de esgoto em oito bairros de Fortaleza vai beneficiar mais de 100 mil pessoas

22 de fevereiro de 2022 - 15:15 # # # # # #

Renata Nunes - Ascom Cagece - Texto
Tatiana Fortes e Deivyson Teixeira - Fotos

Obra também vai aumentar cobertura de saneamento básico na Capital

Para Geane Costa, moradora do bairro Cajazeiras, o dia a dia nunca mais foi o mesmo depois da implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto em sua casa. “Nossa vida mudou desde que a Cagece veio colocar esgoto aqui. Trouxe mais higiene para minha família, menos lama nas ruas. Nosso dia é mais fácil e nossa casa é mais limpa”, afirma a dona de casa. Geane faz parte dos 130 mil cearenses que receberam rede coletora de esgoto em 2018, ano em que a Cagece concluiu a primeira parte do sistema que integra as obras de três sub-bacias localizadas na margem direita do rio Cocó.

Na manhã desta terça-feira (22), o governador Camilo Santana, juntamente com a vice-governadora Izolda Cela, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, o secretário das Cidades, Marcos Cals, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e outras autoridades, assinaram a ordem de serviço para a segunda parte do empreendimento, que visa, além de levar mais qualidade de vida para a população, sanear a margem direita do rio Cocó. Desta vez, os bairros beneficiados com a obra serão: Cidade dos Funcionários, Edson Queiroz, Parque Manibura, Sapiranga, Luciano Cavalcante, Jangurussu, Cajazeiras e Barroso, impactando 101 mil pessoas na área.

Em sua fala, o chefe do Executivo Estadual ressaltou a preocupação com a qualidade de vida da população e mencionou outras melhorias para os locais. “Nossa missão hoje é assinar esta ordem de serviço para a ampliação da rede de esgoto desses oito bairros. Esta obra é importante porque saneamento é saúde. Nós estamos pensando na prevenção da saúde da população. Essa é uma obra de R$ 137 milhões que vai resolver o problema em oito bairros de Fortaleza. Todas as ruas serão totalmente asfaltadas e sinalizadas. Além disso, vou autorizar também a construção de uma praça, além da areninha”, informou.

Izolda Cela reforçou que “saneamento é saúde, é dignidade, é o melhor para a vida de todo mundo”. E também se mostrou entusiasta da implantação de uma praça próximo ao local onde ocorrem as primeiras intervenções, no bairro Cajazeiras. “Uma transformação bem bacana desse espaço. Pode ficar num lugar muito legal para as crianças, para os jovens, para convivência da comunidade. Isso abre um espaço importante na cidade, é assim que a gente gosta que a cidade seja ocupada. Espaços de esporte, de lazer, de convivência para que se tenha também satisfação de morar ali e gere cuidado, porque o zelo e o cuidado da comunidade também são fundamentais para que tudo isso possa servir por muitos e muitos anos”, destacou.

Nesta segunda etapa, o serviço consiste na implantação de mais de 162 mil metros de rede coletora de esgoto, 25 mil ligações domiciliares, 10 mil ligações intradomicialiares (preparação do imóvel para se interligar à rede), construção de três estações elevatórias, dentre outros serviços. Após o término dos trabalhos, a nova rede de coleta de esgoto deverá estar finalizada e pronta para utilização até 2025.

Segundo o presidente da Cagece, esse serviço representa uma das mais importantes obras de esgoto para a Capital. “Nós teremos um sistema grande, feito para coletar o esgoto de toda essa população e dar a devida destinação a ele: o emissário submarino. Hoje, temos 67% de cobertura de esgotamento sanitário. Ao final das obras do plano de investimento da Cagece, chegaremos a 75%. E na margem do rio Cocó, quando concluirmos as obras, chegaremos a 85%, bem próximos à universalização, que ocorrerá em 2033”, explicou Neuri Freitas.

Além de disponibilizar rede coletora de esgoto para locais ainda não beneficiados, a implantação do novo sistema vai contribuir diretamente com a preservação ambiental da área, uma vez que levar esgotamento para os bairros localizados à margem direita do rio Cocó, consequentemente, traz melhorias para o meio ambiente.

Essa ampliação da cobertura de esgotamento sanitário também é relevante o atingimento da universalização da cobertura de esgotamento sanitário em Fortaleza até 2033. Além dos serviços realizados, o contrato contempla também a elaboração do projeto executivo e operação assistida da rede, tudo visando a precisão da execução das obras e o bom funcionamento do sistema a ser implantado.