Governador do Ceará encaminha à Assembleia Legislativa mensagem do reajuste de 33,34% do Piso do Magistério 2022

22 de fevereiro de 2022 - 15:06 # # # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Tatiana Fortes - Fotos

Mais de 51 mil profissionais da educação serão beneficiados com a iniciativa

O Ceará continua avançando na valorização dos profissionais da educação que atuam na rede pública estadual. Nesta terça-feira (22), durante a conversa virtual com a população cearense, o governador Camilo Santana encaminhou para votação na Assembleia Legislativa do Ceará a mensagem que regulamentará o reajuste de 33,34% relativo ao Piso do Magistério 2022.

“Estou encaminhando hoje a mensagem para a Assembleia Legislativa para que eles aprovem o mais rápido possível, para que a gente possa implementar o piso retroativo a janeiro, contemplando os profissionais da rede pública estadual”, afirmou Camilo Santana.

Ao todo, mais de 51 mil profissionais, entre professores ativos, aposentados, pensionistas e temporários, serão beneficiados com a iniciativa.

#CamiloResponde

Antes do anúncio, o governador foi questionado pela internauta Aline Fernandes sobre o Programa CNH Popular 2022. Segundo o gestor, nova edição deverá ser lançada em março.

Roseana perguntou sobre a inclusão de mais famílias no Cartão Mais Infância. Nesse sentido, o chefe do Executivo Estadual explicou que a ampliação está sendo estudada. Atualmente, mais de 150 mil famílias cearenses em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas com a transferência de renda concedida pelo Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância.

Neide, de Quixeramobim, mandou uma mensagem destacando a necessidade de mais empregos para os moradores do Sertão Central. Para dar mais oportunidades aos cearenses, Camilo Santana explicou que o Governo do Ceará desenvolve os programas Mais Empregos Ceará, subsídio que potencializa mais contratações formais, e o Ceará Credi, microcrédito para apoiar novos negócios.

Após citar os programas, o governador também falou sobre a importância do investimento público. “Ao longo dos anos, nós temos sido o Estado que mais tem feito investimento público do País. Quando uma obra chega, movimenta a economia e gera empregos diretos e indiretos”, disse.

Ainda sobre a criação de oportunidades, a região do Cariri será beneficiada com a inauguração do Teleférico de Juazeiro do Norte, que está prevista para março. “A presença do Teleférico atrairá muitos turistas, romeiros e visitantes. Isso significa mais oportunidades e movimentação na economia da região e de Juazeiro do Norte”, apontou.

Sandra Alves, moradora do loteamento Cajazeiras II, em Fortaleza, solicitou ao governador um posto policial no local. Diante disso, o comandante da PMCE, coronel Márcio Oliveira, em telefonema com o governador durante a live, respondeu que enviará equipe para fazer uma avaliação. “Vou determinar ao comandante do Batalhão para ir lá e fazer um estudo, se fazer presente e, de antemão, reforçar o policiamento na área”, assegurou o coronel Márcio.

Estradas

Respondendo ao internauta Pedro, o governador explicou que a CE-173, de Irauçuba ao distrito de Brotas (Miraíma), que dá acesso a Itapipoca, está com 40% de obra executada.

Outra estrada citada na live foi a que liga Ipu e Ipueiras, que está recebendo serviços de recuperação funcional, sob a coordenação da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Quando concluída, a rodovia vai dar mais mobilidade e segurança para toda a população.

Camilo Santana também disse que o Whatsapp das Estradas está aberto para que a população compartilhe reclamações e elogios sobre a situação das rodovias estaduais. O número é (85) 98404-9800.

Um cenário melhor

Outro destaque da conversa foi a terceira onda da pandemia. Camilo Santana afirmou que o Ceará apresenta um cenário de redução de casos no Ceará. “A expectativa é que nos próximos dias nós estejamos chegando ao fim dessa terceira onda da pandemia no Ceará. Com números que mostram redução de casos, de positividade e de óbitos. E sempre comemorando a importância da vacina. Nós ultrapassamos esta semana a marca de 17 milhões de doses aplicadas no Ceará”, comemorou.

Agenda

Ao revisitar a agenda de compromissos, o governador Camilo Santana destacou a assinatura da ordem de serviço para implantação de esgotamento sanitário em oito bairros de Fortaleza. A solenidade foi realizada nesta terça-feira (22), no bairro Cajazeiras. Com R$ 137 milhões em investimento, a ação beneficia diretamente mais de 100 mil pessoas dos bairros Cidade dos Funcionários, Edson Queiroz, Parque Manibura, Sapiranga, Luciano Cavalcante, Jangurussu, Cajazeiras e Barroso. “Investir em saneamento significa investir em saúde, prevenção e no futuro das pessoas”, avaliou Camilo.

Outra boa notícia na área da saúde é que Governo do Ceará investirá, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), quase R$ 13 milhões para custear salas de estabilização de hospitais públicos em 33 municípios. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (21).

Assim, o Ceará torna-se o primeiro estado brasileiro a conceder apoio a essas unidades que compõem a rede de urgência e emergência. A ação também reforça a Política Estadual de Incentivo Hospitalar e consolida a regionalização da Saúde do Ceará.

Valorização

Ainda na semana passada, o Governo do Ceará deu sequência às ações de valorização dos profissionais que atuam no serviço público estadual. Uma delas foi a entrega do novo fardamento da Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizada na terça-feira (15). Já na quarta-feira (16), o chefe do Executivo estadual autorizou a realização de concurso público para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Ao todo, serão 31 vagas para nível superior, para os cargos de Fiscal Ambiental e Gestão Ambiental.

Destaque em Investimento

Na última quinta-feira (7), o governador Camilo Santana esteve na sede da XP Investimentos, em São Paulo, para apresentar as potencialidades e resultados do Ceará nos últimos anos aos executivos do mercado financeiro nacional e internacional. A apresentação foi prestigiada por multinacionais como JP Morgan, Goldman Sachs Group, Vinland Capital, Itaú, Santander, Ibiúna, SPX, Vista Capital, Miles, RPS, Kapitalo e XP Gestão.

Mais Educação e lazer

Camilo Santana também citou que na semana passada inaugurou mais duas escolas de ensino médio em tempo integral, uma na cidade de Chorozinho e outra em Fortaleza. A Capital também recebeu a 261ª Areninha entregue pelo do Estado em parceria com a gestão municipal.

Além disso, o Governo do Ceará segue entregando, por meio do Programa Mais Infância Ceará, Centros de Educação Infantil, brinquedopraças e academias ao ar livre em diversas regiões do estado.