Egressos do sistema prisional concluem curso “Street Food” pelo Senai Ceará

23 de fevereiro de 2022 - 17:33 # # # #

Ascom SAP

Com o objetivo de ressocializar e gerar renda para os egressos do sistema prisional do Ceará, a Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (CISPE), em parceria com a Enel Ceará e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) promoveram o curso “Street Food”.

O curso contou com a participação de 15 egressos e possui 32 horas/aulas. A capacitação constrói fundamentos sólidos para formar os futuros empreendedores no setor de alimentação e ensina os principais pratos regionais, entradas e guarnições que são vendidos nos restaurantes de Fortaleza.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender pratos como arroz branco, baião de dois, farofa temperada, frango trinchado, creme de galinha, linguiça acebolada, vinagrete, carne de sol acebolada, dentre outras opções da regionalidade cearense.

A responsável pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), Cristiane Gadelha, afirma que a capacitação profissional muda a realidade de muitas pessoas. “Os cursos promovidos pela SAP em parceria com a Enel e Senai Ceará trazem renda, dignidade e oportunidade de vida para os egressos, além de promover uma transformação social. Esse setor de alimentos vem crescendo muito no mercado de trabalho e vem alcançando públicos cada vez maiores e que primam pela qualidade do serviço”, afirma.

O professor do curso de Street Food no Senai Ceará, José Alves, parabeniza os alunos pela força de vontade de aprender. “São pessoas muito competentes e atenciosas em cada aula. Estão sempre atrás de aprimorar os conhecimentos. É muito gratificante trabalhar com essa turma porque vejo que estão em constante busca de uma nova chance para se reinserir no mercado de trabalho. Estou muito feliz em fazer parte dessa nova história que estão construindo e não tenho dúvida que terão muito sucesso lá fora”, conclui.

O egresso e aluno, Igor Felipe, agradece a oportunidade de estar aprendendo algo novo. “Estar fazendo este curso abriu um leque de novas chances para conseguir aprimorar meu negócio com novos pratos. Agora podemos fazer diferente, ter uma nova vida e investir nosso tempo em algo que gere emprego e renda para nossa família”, atenta.

A egressa e aluna, Ana Paula Ferreira, conta a expectativa em ter seu próprio negócio. ” Com tudo que aprendi aqui, quero aproveitar essa oportunidade para fazer minha renda. Graças ao curso vou poder começar a vender meus pratinhos e iniciar uma nova fase da minha vida”, disse.