Equipe de Cuidados Paliativos do HM promove batizado de bebê internada na UTI

23 de fevereiro de 2022 - 17:50 # # # #

Jéssica Fortes - Ascom HM - Texto e Foto

A cerimônia foi gravada e enviada aos familiares de Sophia Lima, nascida com uma cardiopatia complexa

Ofertar um atendimento humanizado e centrado no paciente, respeitando suas particularidades e de sua família, diante de uma doença que ameace a vida, é uma das missões da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Foi com este propósito que a unidade proporcionou o batizado da pequena Sophia Lima, de apenas um mês e três dias de vida, na última terça-feira (22), respeitando todos os protocolos de segurança.

Sophia nasceu com uma cardiopatia complexa e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pós-Infantil do HM. Ela recebeu os pais vestida com um macacão branco e tiara na cabeça. O batismo foi celebrado pelo padre Ariston dos Santos e acompanhado pelos profissionais da UTI. A cerimônia foi gravada e enviada aos familiares da pequena paciente.

“A espiritualidade é o que embasa muitas famílias de internados em cuidados paliativos. Já era um desejo da família batizar a filha, por isso, nós apostamos neste momento e possibilitamos este acesso. É um conforto, uma esperança espiritual para eles”, explica a assistente social da equipe de Cuidados Paliativos do hospital, Lara Queiroz.

Grata pelo trabalho dos profissionais, a mãe de Sophia, Alinne Claudia Lima, conta que tem muita fé em Deus e que a filha é uma vitoriosa. “Ela é uma benção em nossas vidas. Poder batizá-la nos deu muita alegria. Eu agradeço a equipe e peço que Deus faça sua obra”.

Além do batizado, a equipe também tem viabilizado outras ações de cuidado – uma forma de assegurar o contato, sempre que possível, da criança com os familiares. Como a comemoração do “mêsversário”, a permissão de ir ao colo dos pais, a visita familiar estendida e a liberação de objetos pessoais, após aprovação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).