No HGF, novos equipamentos de videolaparoscopia garantem procedimentos cirúrgicos mais rápidos e seguros

23 de fevereiro de 2022 - 15:04 # # # # # #

Felipe Martins - Ascom HGF -Texto e foto

Os aparelhos, de tecnologia alemã, também permitem uma melhor resposta no pós-operatório

Pioneiro na realização de videocirurgias no Ceará, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), adquiriu, no mês de janeiro, oito novas torres de videolaparoscopia para dar reforço ao centro cirúrgico. Os equipamentos, de tecnologia alemã, permitem mais assertividade e rapidez aos procedimentos, além de garantir um pós-operatório mais seguro aos pacientes.

“Um dos maiores benefícios é reduzir o tempo de permanência do paciente no hospital”, explica o médico e diretor-geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo. “Como a cirurgia é menos invasiva, o pós-operatório é mais simples e com menos complicações. Isso aumenta muito a eficiência da nossa assistência”, ressalta.

A videolaparoscopia é um método cirúrgico minimamente invasivo que possibilita acessar as cavidades abdominais com o auxílio de uma câmera ligada a um monitor e manipular os órgãos e os tecidos por meio de pinças. Em vez de corte com bisturi, são realizados furos menores para inserção dos instrumentos.

Com maior qualidade de imagem e de manuseio, o equipamento pode atender a diversos tipos de cirurgias de abdômen, como gastroenterológicas, urológicas, ginecológicas, oncológicas, entre outras. “Existe uma gama gigantesca de procedimentos intracavitários que podem ser feitos por meio dessa técnica”, pontua Araújo.

Ensino e pesquisa

A aquisição foi comemorada pelo cirurgião-geral e digestivo do HGF Eudes Bastos Pinho. O profissional é um dos pioneiros em videocirurgia no Ceará e já atuava no hospital em 1993, quando a unidade se tornou a primeira do Nordeste a realizar procedimentos cirúrgicos com o método da videolaparoscopia. “A gente está muito feliz em receber esses equipamentos e nessa quantidade. São aparelhos robustos com uma garantia muito maior de segurança, de qualidade e de diversificação para todo o serviço”, compartilha.

Para Pinho, os equipamentos também contribuem com ensino e pesquisa, ressaltando os residentes que se formam no hospital. “Sempre tivemos essa notoriedade na área cirúrgica, formando profissionais que têm o HGF como referência”, enfatiza.

Além das torres de videolaparoscopia, a unidade também recebeu 12 ventiladores de transporte. Os dispositivos auxiliam pacientes intubados ou traqueostomizados em ventilação mecânica na realização de exames e transferências internas. Além disso, foram recebidos dez aparelhos de ventilação não invasiva para dar apoio a pacientes com distúrbios respiratórios, garantindo conforto e evitando intubações.